Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que dos 2,8 milhões de habitantes de apenas 789 mil possuíam em 2019. O valor corresponde a 28,4% da população do estado.

Apesar de menos de um terço das pessoas que vivem em MS terem acesso a convênio médico, o número coloca o estado na 10ª posição do país em números proporcionais.

A tabela abaixo mostra a proporção de pessoas que têm plano de saúde por idade, sendo que a barra laranja representa e a azul, MS.

IBGE:  28% da população tinha plano de saúde em 2019 em Mato Grosso do Sul

A diferença é gritante quando os dados são analisados conforme o grau de instrução. As pessoas que têm nível superior têm média maior de acesso ao serviço particular.

IBGE:  28% da população tinha plano de saúde em 2019 em Mato Grosso do Sul

O recorte de raça também mostra diferenças. Enquanto que 36,3% dos brancos possuem convênio médico, o número cai para 24,1% entre pardos e para 21% dos pretos.

IBGE:  28% da população tinha plano de saúde em 2019 em Mato Grosso do Sul

Plano odontológico

Mato Grosso do Sul tem destaque na proporção da população que possui plano odontológico. Com 415 mil pessoas (15,3%) com acesso ao serviço, o estado é o 4º no ranking federal, atrás apenas do do DF (22,7%), RJ (17,2%) e SP (16,7%).

Mais otimista

Conforme o IBGE, MS é o estado em que os conveniados são os que mais acreditam na qualidade de seus planos de saúde. Então, 82,8% dos entrevistados que possuíam plano de saúde (médico ou odontológico) avaliaram positivamente (como bom ou muito bom) o serviço. É o maior percentual do país.