O Co​mitê de Gerenciamento de Crise do Hospital Universitário da Federal da Grande (HU-) determinou a suspensão, por tempo indeterminado, das atividades acadêmicas presenciais (aulas, estágios e residências) realizadas nas dependências do hospital, bem como das visitas e troca de acompanhantes dos pacientes internados, a presença de doulas na maternidade, as atividades de voluntários (doulas comunitárias e da Capelania), além das consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas. Estão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.

O objetivo é restringir ao máximo o trânsito de pessoas no ambiente hospitalar, a fim de evitar a propagação do Coronavírus para fazer frente à pandemia Covid-19, atendendo às orientações das autoridades governamentais, da Reitoria da UFGD e da direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Diante do contingenciamento, os familiares que precisarem obter informações a respeito de pacientes deverão buscar orientações diretamente junto ao setor onde a pessoa estiver internada, pois cada unidade está atendendo às determinações e estabelecendo seus fluxos de acordo com as especificidades da assistência realizada.

Situações excepcionais serão avaliadas e deliberadas sob o aval do Comitê de Gerenciamento de Crise, até que seja determinado o fim da situação e contingenciamento, sem prazo determinado.

O COMITÊ

Com a finalidade de auxiliar o Comitê Gestor de Crise da Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) nas decisões locais relativas à crise causada pela pandemia em curso, foi recomposto, na última sexta-feira (13), o Comitê de Gerenciamento de Crise do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (), por meio da Portaria SEI nº 108, de 13 de março de 2020.

Em consequência, no sentido de preparar o HU-UFGD e se antecipar nos cuidados preventivos e na tomada de decisões frente à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), na mesma data (13) foi criado, por meio da Portaria SEI nº 109, o Subcomitê de Gerenciamento de Crise, que tem por atribuição única prestar subsídios técnicos ao Comitê e ainda combater a disseminação do Novo Coronavírus no âmbito da instituição.

Na segunda-feira (16), os integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise do HU-UFGD, em reunião administrativa, deliberaram várias questões relativas ao combate do Novo Coronavírus, dentre elas a suspensão das atividades acadêmicas presenciais no hospital.

Diante da dinamicidade dos fatos relativos à pandemia em curso, o Comitê de Gerenciamento de Crise tem a consciência de que as determinações podem mudar constantemente, e, em decorrência, seus integrantes estão em trabalho constante, de forma alinhada com as diretrizes dos Ministérios da Saúde e da Educação, da Reitoria da UFGD e da Sede da Ebserh, a fim de conter a disseminação do Novo Coronavírus. (Informações da assessoria)