O HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), localizada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande está na lista dos 40 hospitais que receberão o 4º ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com as informações, a inciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio Libanês, através do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional) para o triênio 2018 a 2020. As unidades selecionadas devem começar a receber as visitas das equipes do Hospital Sírio-Libanês em fevereiro. Outros 57 hospitais já passaram pelo processo de intervenção.

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos seis meses mais de 20 hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) participaram do 3º ciclo do Projeto. As unidades apresentaram um resultado médio de redução de 43% do indicador de superlotação, 39% no tempo para chegada em um leito de internação hospitalar e 37% na redução do tempo de passagem pela urgência até a alta.

Isso significa, que o paciente que busca atendimento nessas unidades de emergência fica em média quase 12 horas a menos no pronto-socorro, considerando o período desde a entrada na unidade.

Lean nas Emergências

Custeado pelo Proadi-SUS, a consultoria do Sírio-Libanês foi firmada com o Ministério da Saúde em 2017 e, desde então, já a atua em 39 hospitais no Brasil.

De acordo com o projeto, dentre os resultados estão redução de 37% no tempo de espera nas urgências-emergências; redução de 59% no tempo de passagem; e redução em 1,9% do tempo de internação.