Hemosul altera número de WhatsApp para agendar doações em Campo Grande

O Hemosul está programando as doações de sangue durante a pandemia do coronavírus (covid-19) para evitar as aglomerações. Para otimizar esse atendimento, o hemocentro coordenador de Mato Grosso do Sul alterou o número de WhatsApp que atende exclusivamente Campo Grande. Para agendar a doação o número disponível para mensagens no aplicativo agora é o (67) […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Hemosul está programando as doações de sangue durante a pandemia do coronavírus (covid-19) para evitar as aglomerações. Para otimizar esse atendimento, o hemocentro coordenador de Mato Grosso do Sul alterou o número de WhatsApp que atende exclusivamente Campo Grande.

Para agendar a doação o número disponível para mensagens no aplicativo agora é o (67) 99298-6316, que pode ser usado para esclarecimentos de dúvida via chamada telefônica. O Hemosul também disponibiliza na Capital dois números de telefone fixo (67) 3312-1516 e 3312-1529. Das unidades no interior do Estado não foram alterados.

Vale lembrar que o hemocentro recebe doações que abastecem hospitais públicos e particulares e por isso reforça que além do coronavírus, existem muitos pacientes internados com outras doenças e dependem das bolsas de sangue e plaquetas coletadas no local. Cada doador pode salvar até três vidas e sem nenhum risco à saúde.

Para receber os voluntários na unidade, o Hemosul adotou todos os protocolos estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pede que os doadores mantenham os cuidados para evitar o contágio durante todo percurso entre a sua residência e o local de doação.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura.

Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Maiores informações relacionadas a doação de sangue no Mato Grosso do Sul podem ser conferidas no site do Hemosul.

Conteúdos relacionados