Funtrab suspende atendimento por 15 dias e orienta trabalhadores a usarem serviços online
Após recomendar que os trabalhadores de Campo Grande ficassem em casa e evitassem ir pessoalmente na agência, a Funtrab (Fundação do Trabalho), suspendeu os atendimentos ao cidadão nesta segunda-feira (23). A agência recomendou que os trabalhadores usem os serviços digitais durante a quarentena em prevenção contra o Covid-19, o novo coronavírus. A medida é de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após recomendar que os trabalhadores de Campo Grande ficassem em casa e evitassem ir pessoalmente na agência, a Funtrab (Fundação do Trabalho), suspendeu os atendimentos ao cidadão nesta segunda-feira (23). A agência recomendou que os trabalhadores usem os serviços digitais durante a quarentena em prevenção contra o Covid-19, o novo coronavírus.
A medida é de acordo com o Decreto Estadual nº 15.395, de 19 de março de 2020, autoriza-se a partir de 23 de março de 2020, a adoção do Regime Excepcional de Teletrabalho por todos os servidores da Administração Pública Direta e Indireta do Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com nota da Funtrab, o intuito da orientação é diminuir a aglomeração de pessoas e tempo de permanência em locais públicos. Por tanto, quem precisar verificar vagas de emprego, emitir carteira de trabalho digital e precisar de informações sobre o seguro-desemprego, pode acessar através da internet.
Confira:
Vagas de emprego – Na primeira vez, é necessário comparecer na Funtrab (ou em uma das Casas do Trabalhador). Acesse o passo-a-passo para obter mais informações no ‘Emprega Brasil’, clicando aqui. Para você que já se cadastrou na Rede SINE do Ministério do Trabalho e baixou o aplicativo, terá acesso a diversos serviços do SINE.
Pesquise e concorra a vagas de emprego. Através do aplicativo você poderá, a qualquer momento, pesquisar e concorrer a vagas de emprego disponibilizadas no sistema SINE. Todas as informações a sua mão, fácil e sem complicação. Não se esqueça de que para consultar vagas de emprego é necessário ter o seu currículo cadastrado/atualizado na Funtrab ou nas Casa do Trabalhador no interior do Estado.
Carteira de Trabalho Digital – Basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do Ministério do Trabalho, clicando aqui. E quem já tem cadastro no sistema, aqui, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.
Seguro-Desemprego – Baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim que receber a documentação, 7 dias após a dispensa para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil, clicando aqui, e clicar em “Quero me cadastrar”, basta ir em “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.
Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone, e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária.
Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.
Se a solicitação online for concedida automaticamente, informará a emissão das parcelas acontece em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer à Funtrab (ou Casa do Trabalhador) e levar os todos os documentos recebidos pela empresa empregadora incluindo os três últimos holerites, documentos pessoais, Carteira de Trabalho. Caso a Carteira for virtual(digital)basta declarar no ato do atendimento.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.