‘Figueira’ centenária da Praça do Rádio será removida após necrose e infestação de cupins
Espécie, na verdade uma falsa-seringueira, passou por avaliação fitossanitária que demonstrou péssimo estado de conservação e risco de queda.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A “Figueira” da Praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande, será removida do local diante dos diversos problemas de saúde na árvore. A informação partiu da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), que nos últimos dias havia iniciado um trabalho de poda, a princípio, focado na preservação da espécie.
A árvore tratada como figueira, na verdade, é uma falsa-seringueira (Ficus elastica) com aproximadamente 25 metros de altura e uma velha companheira de quem passa pela Praça do Rádio, principalmente na quadra limitada pela Avenida Afonso Pena, próximo aos pontos de ônibus.
De acordo com a Semadur, em julho deste ano foi realizada vistoria técnica nas árvores da praça. O auditor fiscal de Meio Ambiente da pasta apontou, em avaliação e anotação de dados dendrométricos (que incluem volume e partes das árvores).
O diagnóstico foi o pior possível, apontando o péssimo estado fitossanitário, falta de vitalidade, risco de queda de partes, necrose no fuste (a parte principal do tronco da árvore, entre o solo e as primeiras ramificações) e ramos e infestação de cupins e fungos, principalmente nos ramos mais altos e espessos.
“Portanto, considerando o estado fitossanitário, o risco de queda de parte(s) desta árvore e consequentes danos à integridade física de pessoas que circulam no local, além de possível acidente em decorrência da queda de galhos que possam atingir a rede elétrica, a referida árvore se enquadra no Artigo 22 da Lei Complementar n. 184 sendo recomendada a remoção”, informou a Semadur que, seguindo o laudo de vistoria, iniciou a remoção.
Na terça-feira (8), reportagem do Jornal Midiamax esteve no local, após contatos de leitores questionando as razões de a árvore passar por poda radical desde o fim de agosto. A princípio, esperava-se que o serviço ajudasse a “figueira” a brotar de forma mais sadia, evitando as quedas de galhos em períodos de vento e chuva.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
- VÍDEO: Sob alerta de tempestade, Campo Grande registra rápida chuva de granizo
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
Últimas Notícias
Botafogo-SP vence Guarani de virada em partida adiada da Série B
Em duelo direto contra o rebaixamento, o Botafogo-SP venceu o Guarani por 3 a 2, nesta quarta-feira, em partida realizada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em partida válida pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Campinas esteve na frente do placar em duas oportunidades, mas acabou levando dois…
Hulk quebra recorde e Atlético-MG bate o Grêmio em jogo atrasado no Brasileiro
Um dos maiores ídolos recentes da história do Atlético-MG, o atacante Hulk quebrou mais um recorde com a camisa atleticana. Em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 7 foi essencial na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, na Arena MRV, contribuindo com um gol e uma assistência.…
Foto tirada de prédio mostra córrego transbordado na região da Rachid Neder
Carros foram arrastados no local
Ventos chegaram aos 85km/h em Campo Grande durante tempestade, diz meteorologia
Campo Grande registrou forte chuva na noite desta quarta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.