Uma das datas mais importantes do calendário católico, a contará com novo formato neste ano. Sem poder participar dos rituais em função do isolamento para evitar a disseminação do novo coronavírus, fiéis poderão acompanhar a transmissão dos ritos litúrgicos não apenas pela televisão, mas também por meio de transmissões na internet.

A orientação foi repassada pela Arquidiocese de no final do mês de março, para que as paróquias transmitam as celebrações pelos meios de comunicação que estiverem ao seu alcance. Nesta Sexta-feira Santa, a oração terá um trecho especial em função do momento vivido:

“XI. Pelo atual flagelo () que a humanidade enfrenta: Oremos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso, para que venha em auxílio da humanidade, neste particular momento que estamos enfrentando.Reza-se em silêncio. Depois o sacerdote diz: Deus eterno e todo poderoso, sois o Senhor da Vida, vinde em socorro de vossos filhos que suplicam o fim da atual pandemia. Socorrei os que se encontram hospitalizados, livrai-nos do contágio. Fortalecei as equipes médicas e auxiliares e as autoridades públicas e civis. Iluminai a inteligência dos cientistas que buscam soluções. Acolhei no Vosso Reino os que foram vitimados e socorrei a humanidade que espera, sem demora, o fim deste flagelo. Por Cristo, nosso Senhor”.

Ainda nesta sexta-feira (10), às 15h, terá início a tradicional celebração da Paixão de Cristo. Aos fiéis, a orientação é para que nesta 6ª, coloquem um pano vermelho na cruz, acompanhem a leitura da Paixão (cf. Jo 18,1-19,42) e realizem a Oração Universal (preces) de modo espontâneo. Confira o Facebook de algumas das paróquias que terão programação especial:

Porém, para aquelas que não conseguiram, a Arquidiocese destaca que é possível acompanhar pela TV Imaculada e pelo Facebook a transmissão das celebrações da Igreja Catedral, que serão presididas pelo Arcebispo nos seguintes horários: Sábado Santo: Vigília Pascal às 19h e Domingo da Ressurreição: Santa Missa às 9h.

Convocação

Para o domingo de , às 13h, a Arquidiocese convocou os fiéis também a levantarem uma prece de consagração a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. “Convido você e sua família a nos acompanhar pela TV Imaculada ou pelas redes sociais. Na Páscoa celebramos a vitória da vida sobre a morte. Nossa querida mamãe do céu, que sempre esteve ao lado do seu filho, foi a primeira a colher os frutos plenos de sua ressurreição. Ela nos há de acompanhar por esses caminhos tão difíceis que temos de trilhar”, afirmou o arcebispo da Capital, Dom Dimas Barbosa, em vídeo divulgado na quinta-feira (9). Confira: