Festival de Cinema Universitário realiza oficinas, debate e exibe 38 curtas
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro será realizada a 2ª edição do Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, com oficinas, debate e exibição de 38 curtas-metragens nacionais. “O festival surge com o objetivo de fortalecer a cultura cinematográfica de Mato Grosso do Sul. É uma oportunidade para que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro será realizada a 2ª edição do Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, com oficinas, debate e exibição de 38 curtas-metragens nacionais.
“O festival surge com o objetivo de fortalecer a cultura cinematográfica de Mato Grosso do Sul. É uma oportunidade para que a comunidade sul-mato-grossense possa acompanhar um festival de cinema cuja programação oferece um panorama da produção de curtas-metragens realizados no país nos últimos dois anos. Além disso, vamos oferecer duas oficinas com profissionais de reconhecida contribuição ao campo do cinema e das artes visuais”, conta o professor Rodrigo Sombra, um dos curadores do evento.
Por conta da pandemia de Covid-19, esta edição precisou ser totalmente on-line. “Encaramos essa adaptação ao virtual como uma oportunidade de fazer um festival de alcance nacional, com exibições e oficinas que possam ser acompanhadas por gente de todo o país”, comenta Rodrigo.
Acesse desver.com.br para conferir a programação gratuita e aberta a todos que se interessam por cinema. Apenas as oficinas possuem público-alvo definido – são destinadas a artistas, cineastas e pessoas ligadas à produção audiovisual – e requerem inscrição, também feita pelo site do festival.
Em 2020, a programação foi para além das produções universitárias e possui uma gama seleta, porém ampla, de curtas-metragens brasileiros incluídos no Panorama Curtas Nacionais 2019-2020, na Mostra de Cinema Universitário, na Curadoria Estudantil, nas curadorias Desver o arquivo e na Mostra ASCURI de Cinema Indígena.
Oficinas
Ver é uma Fábula – ministrada pelo artista e cineasta Cao Guimarães, “Ver é uma Fábula” irá refletir sobre processos criativos no limiar entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, Cao tem suas obras em coleções prestigiadas nos museus Tate Modern (Reino Unido), MoMA e Guggenheim (Estados Unidos), e na Fondation Cartier (França).
2021: como produzir cinema agora – ministrada por Thiago Macêdo Correia, a oficina discutirá as atuais possibilidades para a produção audiovisual no Brasil. Thiago é membro da Filmes de Plástico, importante produtora mineira cujo os filmes já foram exibidos em alguns dos principais festivais do mundo, como Cannes, Rotterdam e Locarno.
Duas mostras em homenagem a Cao e a Filmes de Plástico serão apresentadas ao longo do evento.O Desver integra a programação da sexta edição do Festival Mais Cultura, que inicia na próxima semana e tem o objetivo de levar arte e cultura para a comunidade interna e externa à UFMS. (Informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.