Pular para o conteúdo
Cotidiano

Coronavírus: média de permanência de pacientes em UTIs do Estado é de 19 dias

Na segunda-feira (20), médicos do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul comemoraram a saída da UTI do paciente Edgard Pereira, de 51 anos, que permaneceu cerca de um mês internado. Considerado o primeiro paciente com o novo coronavírus (Covid-19) no HR, ele precisou de terapia intensivo por tempo um pouco maior que a média […]
Arquivo -

Na segunda-feira (20), médicos do de comemoraram a saída da UTI do paciente Edgard Pereira, de 51 anos, que permaneceu cerca de um mês internado. Considerado o primeiro paciente com o novo coronavírus (Covid-19) no HR, ele precisou de terapia intensivo por tempo um pouco maior que a média registrada até aqui, de 19 dias, segundo informou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Edgard foi 17º paciente que, no Estado, dependeu de vaga em leito de UTI para se recuperar. Ele precisou ser entubado e, 27 dias depois, foi encaminhado para enfermaria. Cerca de uma semana a mais que o limite máximo registrado até aqui.

“Sabemos pelos dados levantados que tivermos 17 pacientes em UTI. Sete deles já tiveram alta, o que é motivo de alegria, e 9 permanecem internados”, explicou o secretário nesta terça-feira (21), durante boletim que confirmou 173 casos de coronavírus no Estado, com o registro do sexto óbito. Geraldo informou que há, em , um médico internado que é proveniente do e, por isso, integra as estatísticas do país vizinho.

Dentre as internações até aqui, Geraldo Resende destacou que houve casos graves de pacientes que ficaram mais de 30 dias em UTI, “mas a média de internação de Mato Grosso do Sul está em 19 dias. Essa média varia muito, de país para país, de Estado para Estado. Geralmente, fica entre 14 e 21 dias. Duas ou três semanas de pacientes em estado crítico nas UTIs”, destacou.

Geraldo utilizou o dado para, mais uma vez, defender a manutenção do isolamento social para evitar a proliferação da Covid-19. Isso porque, segundo ele, o Estado tem 513 leitos de UTI –alguns ocupados com pacientes de coronavírus e outras doenças– e ainda tenta habilitar outros 211, antevendo um aumento exponencial de casos aguardado para o período do fim de abril ao início de junho. A expectativa é de que, até o fim de abril, sejam 700 disponíveis.

Adiamento do pico

A expectativa era de que a estrutura de amortecimento da Saúde Pública para casos de coronavírus começasse a ser utilizada em meados de abril, mas acabou postergada. Especialistas do setor atribuem a extensão do prazo à adoção do distanciamento social, que evitou um contágio maior pela Covid-19 e não fez com que a doença avançasse na mesma velocidade em que outros países.

Ainda assim, com o abrandamento das regras de fechamento de comércio e serviços públicos e privados, espera-se que haja evolução na contaminação. O coronavírus pode não se manifestar em boa parte das pessoas, que continuam a ser portadoras e a transmitir para outros. Idosos, grávidas e lactantes e portadores de doenças crônicas são mais vulneráveis à doença.

Mato Grosso do Sul, até aqui, segue o perfil nacional de contaminação, com o maior número de casos concentrado entre pessoas de 30 a 39 anos (31,2% dos casos). Em segundo lugar estão as pessoas com mais de 60 anos (19,1%) e de 40 a 49 anos (17,9%). As faixas de 20 a 29 anos e de 50 a 59 anos têm, cada uma, 13,3% dos casos; sendo registrados ainda 2,3% de pacientes com idade de 0 a 9 anos e 2,9% de 10 a 19 anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira