Coronavírus: coleta de swab será feita em 12 unidades de saúde em Campo Grande
A coleta de Swab está sendo ampliada para mais unidades de saúde de Campo Grande e a partir de segunda-feira (21), 12 delas – em todas as regiões -, passarão a fazer os exames para diagnóstico da Covid-19. Quatro unidades já realizam a coleta do material biológico na Capital. De acordo com a prefeitura, dDesde o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A coleta de Swab está sendo ampliada para mais unidades de saúde de Campo Grande e a partir de segunda-feira (21), 12 delas – em todas as regiões -, passarão a fazer os exames para diagnóstico da Covid-19. Quatro unidades já realizam a coleta do material biológico na Capital.
De acordo com a prefeitura, dDesde o dia 08 desse mês quem apresenta sintomas da doença pode procurar pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) Batistão, Parque do Sol, 26 de Agosto e Tiradentes, onde é possível fazer o agendamento da coleta do material para poucos dias depois de comparecer à unidade.
No início desta semana equipes das USFs Dona Neta, Moreninha, Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália e Albino Coimbra receberam o treinamento para também iniciarem a coleta do swab, com isso, unidades de todas as regiões da cidade passarão a fazer o exame.
A proposta é que, até o mês que vem, sejam 20 unidades da Capital realizando a coleta dos exames.
Quem deve procurar?
“É importante lembrar que não é somente chegar na unidade e pedir para agendar o exame, é necessário cumprir alguns critérios para ser considerado um caso suspeito, como febre alta, dor de cabeça, garganta ou qualquer outro sintoma característico da doença”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Ele ainda reforça a importância de disponibilizar a realização do exame de forma mais fácil para a sociedade. “Hoje já temos o teste rápido em todas as unidades, mas ele só pode ser feito depois de oito dias de sintoma, o swab pode ser feito já no primeiro dia, e ter ele a disposição em todas as regiões da cidade faz com que não seja necessário se deslocar até o Polo de Triagem, em alguns casos pegando até três ônibus, para ter esse atendimento”, conclui.
Redução da demanda
Com a ampliação da oferta dos testes na rede pública de Campo Grande, houve também uma queda significativa nas buscas por atendimentos no Polo de Triagem da Covid-19, sendo realizados, desde de o dia 08 de setembro, uma média de 207 procedimentos por dia, metade da média registrada em julho, quando teve a maior quantidade de atendimentos registrada.
Para o secretário, a estrutura montada no parque Ayrton Senna cumpriu o que foi proposto inicialmente. “Era um local arejado, para atendimento exclusivo de pacientes sintomáticos respiratórios e que conseguiu absorver a demanda nos momentos em que a doença mais se espalhou pela cidade”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.