Coronavírus: amigas que viajaram para Bahia falam sobre apreensão na volta pra casa

Nesta semana, a influenciadora Gabriela Pugliesi confirmou nas redes sociais que seus exames deram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) e o assunto tomou conta da internet porque ela esteve no casamento da irmã e suspeita que contraiu a doença no sul Bahia. Amigas campo-grandenses contam como foi viajar para a região baiana durante a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta semana, a influenciadora Gabriela Pugliesi confirmou nas redes sociais que seus exames deram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) e o assunto tomou conta da internet porque ela esteve no casamento da irmã e suspeita que contraiu a doença no sul Bahia. Amigas campo-grandenses contam como foi viajar para a região baiana durante a pandemia da doença e sobre a apreensão na volta pra casa.

A jornalista Catarine Sturza explica que a viagem foi planejada com a amiga administradora Marília Monreal muito antes dos alardes do vírus. Elas foram para Porto Seguro e Trancoso, no litoral baiano. Segundo ela, tanto os moradores como alguns turistas não estão muito preocupados com situação.

“Ficamos duas semanas por lá. Ninguém estava usando máscara. Não senti muito medo, senti quando cheguei em Guarulhos (São Paulo), onde passei oito horas no aeroporto”.

Mesmo viajando o tempo tomando os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, Sturza também conta que percebeu que poucas pessoas usavam máscaras, usando álcool em gel ou tomando os devidos cuidados.

Já Marília teve que enfrentar a apreensão da mãe, que trabalha na área da saúde, e pediu para filha adiar os planos. Ela já procurou atendimento médico e ainda não foi submetida a exames. Embora apresente sintomas de gripe, ela acredita que as pessoas tinham mais receio de viajantes que estavam usando máscaras do que aqueles que não mantinham nenhum método preventivo.

“Nós fomos e voltamos de máscara. Nos aeroportos e dentro dos aviões. Até então, eu ainda estava tranquila, mesmo vendo que poucas pessoas estavam se cuidando. É uma situação bem diferente. Às vezes sinto que é preocupante mesmo, dá até um medo, mas acho que vai passar logo, só termos os cuidados básicos!”, orienta.

Prevenção é o caminhoCoronavírus: amigas que viajaram para Bahia falam sobre apreensão na volta pra casa
A prevenção ao coronavírus é simples, e serve também para a maioria dos vírus que são transmissíveis por gotículas de saliva e por contato, como a influenza. O primeiro passo é higienizar as mãos regularmente com água e sabão.
Não é preciso fazer força. Basta esfregar gentilmente as mãos com sabonete ou sabão. Não esqueça a região entre os dedos e unhas, até a altura do pulso, por cerca de 20 segundos. Depois, seque bem com papel descartável. Se não houver água e sabonete, você pode usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Também é recomendado higienizar as mãos com álcool em gel após tocar em superfícies compartilhadas, como corrimãos, maçanetas, barra de ônibus, dentre outros.
Outro hábito a ser incorporado na rotina é evitar, com as mãos sujas, toques no rosto e em áreas de mucosa, como olhos, nariz e boca. Ao espirrar e tossir, deve-se usar a parte interna do cotovelo para evitar a dispersão de micro-organismos no ambiente, e limpar o rosto com um lenço descartável, que deve ser colocado imediatamente no lixo.
As máscaras são indicadas a qualquer pessoa que manifeste sintomas gripais, como tosse, espirros e coriza, independente de ser ou não coronavírus, pois os itens ajudam a evitar a dispersão de gotículas de saliva. Porém, elas não têm eficácia de evitar a infecção.
Para prevenir infecções desse tipo, deve-se evitar aglomerações, espaços fechados e contato físico com pessoas com sintomas gripais. Também é recomendado não compartilhar objetos como canudos, talheres, bombas de tereré e chimarrão, piteiras e narguilés.
Por fim, a limpeza de ambientes e superfícies pode ser feita com facilidade usando-se produtos comuns de limpeza, como álcool 70%, água sanitária e desinfetantes em geral.

Conteúdos relacionados