Contas viraram bola de neve? Endividados serão orientados pelo Procon-MS
Pessoas que tem mais de 50% da renda comprometida, que estejam endividadas e não sabem mais como se livrar da ‘bola de neve’, agora poderão ser orientadas pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), que implantou o Nupaces (Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado ou Superendividado). O Procon-MS informou que muitas pessoas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pessoas que tem mais de 50% da renda comprometida, que estejam endividadas e não sabem mais como se livrar da ‘bola de neve’, agora poderão ser orientadas pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), que implantou o Nupaces (Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado ou Superendividado).
O Procon-MS informou que muitas pessoas tiveram a renda fragilizada, principalmente no período de pandemia, com contas sem pagar, até pelos juros a perder de vista.
Mas para entrar nessa reestruturação financeira, a pessoa atendida deverá comprovar que não tem condição econômica para quitar seus compromissos e que as dívidas tenham sido ocasionadas pela má administração do orçamento.
É o caso da atendente Thaissa Souza Rios, que já não sabe onde guardar tantos boletos. Estudos, aluguel, água, luz, internet, alimentação, são apenas as poucas da lista. “Uma bola de neve. Vou escolhendo qual conta deixar de pagar, no fim meu salário não da pra nada”, disse a jovem.
Conforme o Procon-MS, com ajuda no núcleo, será planejado o orçamento familiar, elencando os credores com os quais realiza acordos e renegociações de dívidas, que estejam vencidas ou a vencer.
Programa
O núcleo atenderá, especificamente, pessoas físicas maiores de 18 anos não importando qual seja sua renda familiar, que comprovem comprometimento de, no mínimo, 50% de sua renda familiar mensal, com dívidas causadas pela má administração do orçamento ou por acidente de vida, que afete o sustento da família.
Ainda, de acordo com o Procon-MS, o beneficiário atendido deverá comprovar que não tem condições econômicas para quitar os compromissos.
Com isso, pretende-se estimular a conciliação evitando litígios, além da reeducação do consumo. As atividades do núcleo estarão voltadas para encaminhamento de soluções aos empréstimos e financiamentos, desde que não tenham como finalidade aplicação em atividades profissionais, além de contratos de crédito ao consumo ou prestação de serviços.
O núcleo também conta com parceria da Defensoria Pública e outros órgãos oficiais para os auxílios das pessoas que se encontram em vulnerabilidade e contou com o apoio incondicional da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social e Trabalho Sedhast, através da secretária Eliza Clelia que, em manifestação expressa, elogiou o projeto.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.