Encerrou nesta sexta-feira (18), a 12º da Operação Ágata, deflagrada na fronteira entre Corumbá e cidades bolivianas. Foram abordados cerca de 110 embarcações fluviais e 2.282 veículos leves, além de pedestres e fiscalização de produtos controlados, não houve apreensões.

Durante a operação, foram executadas ações preventivas e repressivas pontuais, como patrulhamentos fluviais e terrestres. Além disso, foram estabelecidos postos de bloqueio, controle de estradas e de vias fluviais, revistando em embarcações e veículos, segundo informações do site Diário Corumbaense.

Com mais de 2 mil veículos e 110 embarcações vistoriadas, 12º Operação Àgata é finalizada
Vistoria nas estradas vicinais (Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil)

A operação se desenvolveu na região de , Ladário e Porto Murtinho, abrangendo aproximadamente 600 km de linha de fronteira, e contou com a participação de cerca de 800 militares da Marinha do Brasil, do e de agentes dos OSPF, além do emprego de cães farejadores do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário e da 14ª Companhia de Polícia do Exército, de Campo Grande.

Além da ão primária de intensificar a presença do Estado na região de fronteira, a Operação promove ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e crimes ambientais, a fim de contribuir para a redução de práticas ilícitas e das ações do na região.