O titula da SES (Secretaria de Estado de Saúde), , fez apelo a secretários municipais de saúde em MS para que voltem a fazer testagens em massa para Covid-19. De acordo com Resende, o número de amostras biológicas que chegam ao (Laboratório Central de MS) tem sido baixo, principalmente comparado à capacidade de processamento em MS.

“Há pouca coleta de exames pelos municípios ou a procura é muito pequena, inclusive nos drive-thrus. Isso mostraria que temos um decréscimo da Covid-19 em MS, o que não é verdade. Por isso, faço aqui esse apelo para que as secretarias municipais de saúde possam de fato orientar a todos para que procurem a realização de exames, inclusive os testes-rápidos”, revelou.

Vale lembrar quem, na última sexta-feira (11), a SES revelou que todos os drive-thrus de MS estavam com vagas ociosas para testagens e fez apelo para que pessoas com sintomas ou que tiveram contato com casos confirmados marcassem atendimento.

“Quanto mais coletarem, melhor diagnóstico teremos para que as vigilâncias façam o monitoramento e rastreamento, o que vai evitar aumento da taxa de contágio. Temos todos os insumos e materiais para fazer coleta e temos capacidade de entregar os resultados em até 72 horas”, detalhou Resende.

Capacidade ampliada

O secretário pontuou que, nos próximos dias, fará detalhamento sobre o funcionamento da análise de amostras biológicas de exames de Covid-19, a partir da aquisição de duas novas máquinas, que permitiram o processamento de 1.800 exames por dia, tornando MS autossuficiente na análises e com capacidade de entregar os exames no prazo máximo de 3 dias.

“Temos, atualmente, 1.217 amostras em análise. É um número muito pequeno, é menos de 1% do total de , porque temos conseguido perseguir aquele objetivo de fornecer resultado em até 72 horas. A maioria fica pronto em 24 horas”, destacou Resende.

O secretário também fez apelo para que as secretarias, mais uma vez, realizem mutirões para encerramento de casos nos sistemas – atualmente, há 3.352 casos que já têm resultados de exames, mas cujos resultados precisam ser inseridos nas bases de dados.

Quase 61 mil casos confirmados

Mato Grosso do Sul já soma 60.963 casos confirmados de Covid-19, com 666 registros nesta quarta-feira (16), conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus, apresentado diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com bases nos números, a média móvel no Estado foi calculada em 802,57 casos por dia, nos últimos 7 dias. O boletim traz que nas últimas 24 horas foram registrados 16 óbitos, elevando o total de vítimas fatais em MS para 1.122 e a média móvel em 16,43 óbitos por dia, nos últimos 7 dias, além de taxa de letalidade de 1,8%. Dos 16 óbitos, 8 foram em e 2 em Ladário, dentre outros.