As cidades de e –a 120 km de Campo Grande– estão “fechadas” a partir deste sábado (1º) para visitantes, com a instalação de barreiras sanitárias e bloqueios nos principais acessos viários, como forma de conter o avanço do novo coronavírus. Ainda assim, autoridades identificaram tentativa de condutores de circular pelo território, abrindo um dos bloqueios e se reunindo na região do Morro do Paxixi, em Piraputanga.

O fechamento da entrada e saída de pessoas, com controle por barreiras sanitárias, vai até segunda-feira (3) em Anastácio e até sexta (7) em Aquidauana. Nesses dias, é proibida a entrada de pessoas de outras regiões nos dois municípios –exceto em casos de urgência e emergência comprovados com documentos.

Conforme frisou o site O Pantaneiro, mesmo a presença de parentes nas cidades não é justificativa para entrada. Apenas operações de transporte de animais, cargas e suprimentos para abastecimento do comércio estão liberadas –moradores de Anastácio que trabalham em Aquidauana e vice-versa têm a circulação liberada.

Anastácio e Aquidauana iniciaram fechamento radical neste sábado, mas bloqueio na Estrada Parque é movido e fiscalização vai até o Paxixi.
Barreira de manilhas na MS-450, em Piraputanga, foi movida. (Foto: Divulgação)

Com o fechamento, estão temporariamente interditados os acessos aos municípios pela BR-262 ao distrito de Piraputanga, que teve bloqueio também na MS-450 (a Estrada Parque), aqui, no entanto, manilhas de concreto usadas para fechar a pista foram movidas por desconhecidos.

“Pessoas agiram de forma imprudente, forçadamente tentaram remover as manilhas de concreto e, também, danificaram o asfalto da rodovia de acesso à Piraputanga, a MS-450”, informou, em nota, o 7º Batalhão de Polícia Militar.

A Prefeitura de Aquidauana informou que analisa as medidas cabíveis para identificar os autores e trabalhava para restabelecer os bloqueios.

Já nesta tarde, uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana foi acionada após um grupo de pessoas se concentrar no Miranda do Morro do Paxixi, descumprindo decreto que prega o na cidade.

Anastácio e Aquidauana iniciaram fechamento radical neste sábado, mas bloqueio na Estrada Parque é movido e fiscalização vai até o Paxixi.
Fiscalização foi ao Morro do Paxixi após denúncia. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Aquidauana divulgou o telefone 69-99227-8795 (via WhatsApp e SMS) para recebimento de denúncias sobre , tentativa de furar bloqueios sanitários ou realização de aglomerações.

Neste sábado, Aquidauana confirmou 388 casos positivos de coronavírus, com 13 mortes. Na vizinha Anastácio, são 91 infectados e 4 óbitos causados pela . Em Mato Grosso do Sul, o total de infectados se aproxima dos 26 mil e o total de mortes é de, pelo menos, 393.