Túneis instalados em terminais de ônibus começam a fazer a desinfecção dos passageiros a partir desta segunda-feira (18) em . Os equipamentos foram instalados em cinco terminais: Guaicurus, Morenão, Terminal Bandeirantes, Júlio de Castilho e General Osório. 

O secretário municipal de governo Antônio Lacerda explica que os túneis não são novidade e empresas e grande porte já o utilizavam na recepção dos funcionários, para efeito de descontaminação. “O produto utilizado é o ozônio. O túnel pulveriza o produto em várias direções, de certo modo borrifa [no passageiro]”.

O secretário explica que a Prefeitura conseguiu os equipamentos por meio de parceria, que foram todos doados. A expectativa é de instalar em terminais e também em locais movimentados como a rodoviária e a Feira Central. Lacerda explica que o ozônio não tem efeitos colaterais e que é mais uma ferramenta que busca combater o

O uso de túneis de desinfecção é controverso no Brasil. Há poucos dias, a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma nota alertando sobre os equipamentos. Segundo a Anvisa, faltam evidências científicas de que o uso de estruturas como câmaras, cabines e túneis para desinfecção de pessoas tenha eficácia, enquanto medida preventiva contra o novo coronavírus.