Balanço divulgado neste sábado (2) pelo aponta que, nas últimas 24 horas, o Brasil registrou mais 421 mortes por coronavírus, elevando o total de óbitos para 6.750 desde o início da pandemia. O total de casos confirmados é de 96.559.

Apesar do aumento divulgado pelo Ministério, o total de casos não aponta o atual estágio das contaminações, uma vez que o cálculo nacional chega a demorar mais de um mês e os testes para demoram até duas semanas para terem o resultado. Há, ainda, suspeita de que existe uma grande subnotificação de casos no país, envolvendo pessoas que ficaram doentes, mas não pediram apoio médico.

Na quinta-feira (30), o Brasil superou a China e chegou ao décimo lugar no total de mortes pelo mundo, ao mesmo tempo em que a doença acelera a velocidade de contágio, principalmente nas Capitais. Em São Luís (MA), por exemplo, o total tem dobrado a cada três dias e meio, resultando em ordem de confinamento na cidade. Em Manaus (AM), onde a Saúde pública entrou em colapso, a marca é atingida em menos de 5 dias.

Em , onde o sistema de Saúde informa ter mais de mil leitos para comportar uma alta de casos, há no total 266 pacientes confirmados, com 154 deles já curados, e 9 mortes pela doença. (Com agências)