Banho, nem pensar: meteorologia alerta para possibilidade de ‘chuva negra’ em MS
A tão esperada chuva neste fim de semana promete chegar sob os efeitos das queimadas no Pantanal. Já observado na região Sul do País e esperado em São Paulo, o fenômeno conhecido como “chuva negra” também pode ser registrado em Mato Grosso do Sul. Segundo a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A tão esperada chuva neste fim de semana promete chegar sob os efeitos das queimadas no Pantanal. Já observado na região Sul do País e esperado em São Paulo, o fenômeno conhecido como “chuva negra” também pode ser registrado em Mato Grosso do Sul.
Segundo a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), Franciane Rodrigues, existe a possibilidade de o evento acontecer no Estado, mas com menor intensidade em relação à previsão para São Paulo, onde as precipitações prometem ser mais intensas.
“Pela quantidade de material particulado que está na atmosfera, é possível”, disse Franciane. “Mas aqui, mesmo com as chuvas, a atmosfera não será limpa por completo”, completa. Isso porque Mato Grosso do Sul deve registrar apenas pancadas.
A meteorologista alerta que não é recomendado banho de chuva nestas condições, pois a água desce bastante suja. Imagens registradas no Sul e que circularam nesta semana mostraram o líquido escuro da “chuva negra”. A coloração foi influenciada pela fuligem transportada de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até a região.
Franciane avisa que as precipitações esperadas para o fim deste mês também não devem ser propícias para a brincadeira.
‘Chuva negra’ alivia umidade do ar
Conforme o Cemtec, a previsão de chuva esperada para este fim de semana no Estado se deve à chegada de frente fria vinda do Uruguai. O tempo instável deve permanecer pelo menos até terça-feira (22) e minimizar os efeitos do clima seco.
Porção norte de Mato Grosso do Sul e parte das regiões leste e oeste estão sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para baixa umidade do ar. O índice pode chegar a 12% e causar desconforto na pele, olhos, boca e nariz, bem como aumentar o risco de incêndios florestais. O instituto recomenda ingestão de líquido, uso de creme hidratante e evitar atividades físicas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.