Bafômetro que detecta embriaguez a distância será usado em blitz de trânsito de MS

O Detran-MS (Departamento de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta sexta-feira (26) a compra de bafômetros que detectam consumo de álcool em consumidor a distância. Equipamento será usado em blitz e fiscalização de trânsito do Estado. Foram três etilômetros novos da marca alcolizer que foram adquiridos pelo. Conhecido como ‘bafômetro passivo’, o aparelho registra se […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Detran-MS (Departamento de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta sexta-feira (26) a compra de bafômetros que detectam consumo de álcool em consumidor a distância. Equipamento será usado em blitz e fiscalização de trânsito do Estado.

Foram três etilômetros novos da marca alcolizer que foram adquiridos pelo. Conhecido como ‘bafômetro passivo’, o aparelho registra se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem necessidade de soprar o equipamento. Durante a pandemia do novo coronavírus, o material irá auxiliar no registro de embriaguez ao volante, sem perigo de transmissão da doença por contato direto com bafômetro.

“O aparelho realiza o teste apenas por proximidade e a partir de agora, o condutor não precisa mais descer do carro e nem encostar no bafômetro para a realização do teste. Isso dará mais segurança e agilidade nas operações”, disse o chefe da fiscalização do Detran-MS, Otilio Ruben Ajala Junior.

Além disso, o equipamento possui duas funcionalidades, a ativa e passiva: o modo passivo ocorre quando o álcool é identificado pelo odor e caso a presença de álcool seja detectada, o condutor é convidado a soprar o bocal do mesmo aparelho. O processo ativo identificará a quantidade de álcool no sangue.

Segundo o departamento, as equipes de fiscalização de trânsito retomaram as operações em maio deste ano. Os dados atualizados apontam que 728 pessoas foram presas por embriaguez ao volante no Estado, sendo 149, somente em Campo Grande.

Conteúdos relacionados