Após a SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgar nesta quinta-feira (23) recomendação sobre fechamento de shoppings, feiras livres e velórios para evitar o aumento de casos de , os estabelecimentos comerciais de afirmam que irão continuam abertos. A prefeitura da Capital, contudo, afirmou que avaliará a recomendação do órgão estadual para definir possíveis mudanças no decreto em vigor atualmente.

Continuando com as portas abertas, o Shopping Campo Grande informou que está segundo as determinações com protocolos de higienização e medidas de prevenção contra Covid-19, durante as atividades.

“Dentre elas, estão aferição da temperatura de todas as pessoas que entrarem no estabelecimento, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e capacidade de público limitada a 30%. O horário de funcionamento segue reduzido, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira, conforme decreto da Prefeitura Municipal. Além disso, para garantir mais segurança e conforto, o cliente pode utilizar o serviço de drive-thru e delivery das lojas.”

O Bosque do Ipês explicou que além de manter o funcionamento, os cuidados foram intensificados nos protocolos de biossegurança. A unidade também está funcionando em horário e capacidade de pessoas reduzidas no local, e sistema de entregas.

“Entendemos que, com os devidos cuidados, a manutenção da atividade do comércio em geral é de extrema importância para a economia do município. Estamos certos de que com a colaboração de todos os setores e conscientização da população, em breve retornaremos à normalidade em todos os segmentos”, informou em nota.

Por estar na região do centro e com normativas diferentes, o Pátio Central já cumpre o horário de funcionamento mais reduzido, até às 17h, e nem aos fins de semana, conforme o último decreto.

“São medidas importantes para que seguirmos abertos e oferecermos um espaço seguro aos lojistas, aos colaboradores e aos consumidores. E, um possível fechamento total do espaço neste momento impactaria negativamente sim, ainda mais agora que estamos recuperando de forma gradativa as perdas do primeiro fechamento. Contudo, o Pátio Central Shopping caminha ao lado do Poder Público, sempre respeitando e cumprindo os decretos, ou seja, medidas de biossegurança para se manter aberto, e até mesmo fecharmos se assim for decretado.”

O Norte Sul Plaza informou que as medidas de biossegurança apresentadas fora elaboradas pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), validado pelo hospital de referência no País, Sírio Libanês, e está seguindo todas as determinações de biossegurança.

“Desde a reabertura, seguimos todas as recomendações do poder público com restrição na capacidade de atendimento, controle de tráfego, aferição de temperatura, protocolos de higiene rígidos, uso obrigatório de e monitoramento da saúde de funcionários. Acreditamos que com a colaboração de todos os setores e conscientização da população, conseguiremos retomar em breve a normalidade em todos os segmentos, resgatando a estabilidade econômica e gerando novos negócios para a cidade.”

A prefeitura municipal disse que a recomendação da SES deverá ser avaliada, no entanto, momentaneamente, o município está mantendo as medidas já adotadas pelo decreto de vigor atual, que prevê fechamento dos centros comerciais aos fins de semana e funcionamento até às 17 horas de segunda a sexta-feira.