Decreto publicado pela prefeitura de , a 118 quilômetros de Campo Grande, flexibiliza atividades no comércio, após município sofrer lockdown devido à pandemia da Covid-19. 

Depois do evento do PSDB no município em julho, vários casos de , principalmente na aldeia indígena, foram registrados levando o município a adotar o lockdown. Ninguém entrava ou saia da cidade, principalmente no fim de semana.

A princípio, em 31 de julho, a prefeitura decretou lockdown por 7 dias, depois, foram necessários mais 7 dias para tentar controlar o avanço da doença.

No dia 8 deste mês, o município assumiu a posição no ranking de incidência da doença com 1.690 casos e 49 mortes até então. Boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgado no último sábado (19) aponta Aquidauana com 1.822 casos e 51 mortes.

Decreto

Segundo decreto publicado na última sexta-feira (18), shows e apresentações artísticas estão permitidas, parques, clubes e cinema podem reabrir, a partir de 19 de setembro, ou seja, do último sábado.

Música e shows

O decreto permite a realização de show artístico e apresentação de música em bares, lanchonetes e restaurantes, com horário limite de 22h30.

Parques e clubes

Parques municipais, clubes e associações esportivas poderão funcionar com livre acesso à população, porém, os clubes e associações esportivas que optarem em funcionar deverão obrigatoriamente adotar todos os protocolos de biossegurança necessários para prevenção de transmissão do coronavírus.

Comércio

Estabelecimentos comerciais como supermercados, mercados, padarias, quitandas, açougues e peixarias, funcionarão de segunda-feira a sábado das 6h até às 22h, e aos domingos das 6h às 13h.

Cultura

Os teatros, museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas e similares, vão funcionar com capacidade reduzida de lotação máxima de 30% respeitando o horário das 8h às 22h, de segunda-feira à sábado.

Uso de máscaras

O decreto estabelece o uso obrigatório de máscaras, distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os frequentadores, cuidados com a segurança e higienização, devendo ainda disponibilizar local apropriado para higienização das mãos e fornecimento de álcool em gel para o público.

A prefeitura divulgou ainda um canal para denúncias em casos de descumprimento de medidas, além de dúvidas sobre os sintomas da Covid-19 exames, monitoramentos de casos suspeitos e confirmados. (067) 99227-8795 (somente por mensagens de texto e whatsapp) e DISQUE DÚVIDAS CORONA (067) 99225- 1296 (somente por mensagens de texto e whatsapp, no horário das 7h às 17h.