Apesar de colocada em grau alto de risco em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Naviraí –a 368 km de Campo Grande– decidiu afrouxar o toque de recolher no município, atendendo a solicitações de estabelecimentos comerciais que pediram alterações a fim de enfrentar a crise econômica causada pela Covid-19.

É o que argumentou a assessoria da administração do prefeito José Izauri de Macedo (DEM) ao anunciar decreto publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial dos Municípios, publicado pela Assomasul. Agora, o toque de recolher, antes iniciado às 21h, começará às 23h. O encerramento continuará ás 5h.

As mudanças também incluíram alterações de normas para a rede hoteleira, que deve emitir relatório diário de permanência apontando a origem do hóspede, atividade executada na cidade, locais de visita e tempo de permanência e, caso ele apresente sintomas de Covid-19, a Vigilância Epidemiológica deve ser notificada.

A última atualização do Prosseguir –programa do Governo do Estado que monitora o avanço da Covid-19 nos municípios e, conforme o quadro, recomenda ações mais brandas ou enérgicas para frear a circulação do vírus– colocou Naviraí entre os 59 municípios do Estado em grau alto de risco de contágio.

Naviraí registrou 5 mortes por coronavírus durante a pandemia e registrava, até a manhã desta terça-feira, 268 casos positivos –a taxa de incidência é de 488,4 infectados por 100 mil pessoas. No Estado, o total de mortes já chega a 250 e o de infectados a 17.386.