‘Vidas negras importam’: clientes protestam no Extra de Campo Grande após morte de garoto no RJ

Um ato em repúdio a morte de Pedro Henrique Gonzaga, 19 anos foi realizado neste domingo (17) em várias cidades do país. Em Campo Grande, o protesto aconteceu no início desta tarde dentro do supermercado Extra na rua Maracaju. No vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver o grupo de manifestantes gritando a frase: […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um ato em repúdio a morte de Pedro Henrique Gonzaga, 19 anos foi realizado neste domingo (17) em várias cidades do país. Em Campo Grande, o protesto aconteceu no início desta tarde dentro do supermercado Extra na rua Maracaju.

No vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver o grupo de manifestantes gritando a frase: “Extra, extra. A carne mais barata do mercado é a carne negra”, fazendo alusão à música A Carne, de Elza Soares.

O evento marcado no Facebook traz como descrição ‘Extra – ato de denúncia do assassinato de Pedro Henrique’. Ainda de acordo com a publicação, eles estariam também protestam a morte de Jenifer Gomes, morta com um tiro no peito na porta do bar da mãe, também no Rio de Janeiro.

Os manifestantes ressaltam que a cada 23 minutos um jovem negro morre no Brasil, e eles estão cansados de impunidade. “Vidas negras importam”.

O protesto foi pacífico.

O assassinato

Pedro Henrique morreu após levar uma ‘gravata’ de um dos seguranças do supermercado Extra, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (14)  e gerou comoção nacional. A vítima sofreu três paradas cardiorrespiratórias após golpe e não resistiu.

A morte foi presenciada pela mãe do rapaz e filmada por testemunhas que divulgaram nas redes sociais. Na internet, questionamentos foram feitos a respeito da abordagem do segurança.

Nos vídeos aparecem vozes aparentemente dos clientes advertindo o vigilante de que ele sufocaria o jovem, já desmaiado. Porém, visivelmente nervoso, o segurança manda que as pessoas fiquem caladas.

Em nota, o supermercado Extra afirmou que a ação do segurança foi uma reação a uma “tentativa de furto a arma de um deles”.

Manifestação

Conteúdos relacionados