VÍDEO: vacina cai da mesa e gera bate boca em UBS da Capital

Ao levar o irmão para tomar a vacina contra a gripe, na manhã de quarta-feira (5), uma dona de casa de 26 anos acabou discutindo com uma enfermeira da UBS Coophavila II (Unidade Básica de Saúde). Durante a aplicação da vacina, conforme a acompanhante, a enfermeira acabou derrubando algumas seringas que estavam em uma mesa. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Leitor
Foto: Leitor

Ao levar o irmão para tomar a vacina contra a gripe, na manhã de quarta-feira (5), uma dona de casa de 26 anos acabou discutindo com uma enfermeira da UBS Coophavila II (Unidade Básica de Saúde). Durante a aplicação da vacina, conforme a acompanhante, a enfermeira acabou derrubando algumas seringas que estavam em uma mesa.

A discussão começou após a dona de casa questionar a funcionária do posto, se o procedimento estaria correto. “Eu perguntei se ela podia pegar do chão e colocar para o uso e ela disse que sim, que estavam fechadas e não estariam contaminadas. Eu questionei sobre ter pego a vacina do chão e ela gritou comigo, disse que eu não poderia estar lá dentro e mandou eu me retirar, aí começou a discussão, que inclusive, um paciente filmou o final”.

No vídeo, a dona de casa aparece contando a outro funcionário sobre o ocorrido. A paciente que filmava foi orientada a parar a gravação, senão “poderia responderia processo”.

A reportagem conversou com especialistas e o caso não é considerado um problema. Se a seringa estiver fechada o risco de ocorrer alguma contaminação é praticamente nulo. Por nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que os frascos de vacina são muito resistentes e livre de contaminação devido a qualidade do material.

“Caso o frasco caia no chão, é preciso observar as condições do piso e se as características técnicas do frasco foram preservadas. O vacinador  pode adotar a postura de utilizar as doses desse frasco, se ele constatar que as condições do material não foram adulteradas. A Sesau analisará junto ao corpo técnico se a conduta adotada neste episódio foi correta e determinar quais medidas devem ser tomadas”, informou. 

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal