Única UPA ‘completa’ em ferramenta online da Sesau tem poucos pacientes
Lançada em fevereiro de 2019, a ferramenta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que mostra em tempo real a situação das unidades emergenciais de Campo Grande ainda não chegou ao conhecimento geral da população, mas de fato mostra a realidade das unidades naquele período. Uma equipe do Jornal Midiamax, consultou a ferramenta no momento em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Lançada em fevereiro de 2019, a ferramenta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que mostra em tempo real a situação das unidades emergenciais de Campo Grande ainda não chegou ao conhecimento geral da população, mas de fato mostra a realidade das unidades naquele período.
Uma equipe do Jornal Midiamax, consultou a ferramenta no momento em que a única UPA com atendimento médico, pediátrico e raio-x era a do bairro Universitário e foi até o local verificar a situação.
Por volta das 18h, o local estava praticamente vazio, se comparado a outros dias onde reclamações são relatadas. Na recepção aproximadamente 20 pessoas aguardando o atendimento.
Na tabela constava que na unidade o atendimento estaria sendo feito por três clínicos gerais e seis pediatras, além do funcionamento normal da sala de raio-X. Fato constatado pela equipe que esteve no local.
Mas apesar de mostrar a situação em tempo real e acabar poupando tempo de quem procura uma das unidades, a ferramenta ainda é desconhecida por muitos.
O aposentado Osvaldo Jorge, foi até a unidade nesta tarde acompanhar o filho e a neta que precisava de atendimento, segundo ele a espera foi de apenas meia hora, diferente do período da manhã. “Estive aqui de manhã, esperei 3h30 pra ser atendido. Agora o atendimento foi bem rápido, não demorou nem meia hora”, contou.
Sobre a ferramenta, Osvaldo conta que não conhece, mas confessa que se for analisar a distância ele vai sempre preferir a UPA Universitário, já que mora próximo à unidade.
A copeira, Luzinete Correia, contou ao Jornal Midiamax, que também não conhece a ferramenta, mas que sempre que precisar de médico vai correr para o UPA Universitário mesmo, já que é próximo de sua casa. Mas reforça que tem dias que o atendimento está ‘insuportável’ no local.
Censo Situacional
A ferramenta consiste numa tabela on-line que é atualizada várias vezes ao dia por funcionários das unidades emergenciais da Capital e indica quais UPA ou CRS podem estar enfrentando problemas com superlotação. Com isso, o usuário pode optar, antes de sair de casa, de procurar a unidade menos congestionada.
O sistema também permite conferir se todos os médicos – clínicos gerais e pediatras – da escala compareceram e se o equipamento de RX está disponibilizado e funcional na unidade. A plataforma também aponta qual UPA tem a menor concentração de pacientes por médico: se o índice estiver verde, a tendência é que o atendimento ocorra mais rápido – lembrando sempre que nessas unidades o acolhimento pelos médicos vai depender da classificação recebida na triagem.
Com o Censo Situacional, o usuário poderá consultar a situação de cada unidade, a quantidade de médicos escalados, clínicos e pediatras e onde há disponível o aparelho de raio-x.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.