TJMS apresenta proposta de nova tabela de taxas cartorárias
O corregedor-geral de Justiça do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) apresentou na manhã desta terça-feira (1º) a proposta de alteração da tabela de emolumentos – as taxas cartorárias. A proposta traz a inclui de novas isenções e reduções, tais como: isenção dos atos relativos a escritura e registro de títulos translativos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O corregedor-geral de Justiça do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) apresentou na manhã desta terça-feira (1º) a proposta de alteração da tabela de emolumentos – as taxas cartorárias.
A proposta traz a inclui de novas isenções e reduções, tais como: isenção dos atos relativos a escritura e registro de títulos translativos de domínio de imóveis rurais, por meio de políticas públicas que promovam o acesso à terra e redução de 50% das taxas decorrentes da escrituração e registro em favor dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. A proposta também traz isenção dos Reurb-S, os registros de programa de regularização fundiária urbana e rural.
A proposta será posteriormente encaminhada à Comissão Técnica de Organização Judiciária e Legislação para o trâmite legal e depois para a deliberação na Assembleia Legislativa, que deverá votar a matéria.
Reduções
A proposta apresentada nesta terça-feira traz que o TJMS e demais órgãos irão abrir mão de parte de suas receitas. A redução prevista é de 10% do percentual dos emolumentos em fundos específicos, a fim de beneficiar usuários dos serviços de cartorários.
O documento também propõe a modernização dos serviços, incluindo possibilidade de pagar taxas de cartórios com cartão de débito e crédito, inclusive parcelado pelos tabeliães, além da postergação (ou postecipação) do protesto.
A redução significativa nas taxas que recaem sobre a escritura pública com valor declarado e a criação de novas faixas deve trazer mais competitividade aos cartórios de MS, já que muitos serviços vinham sendo realizados por cartórios de estados vizinhos, como o PR.
(Com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.