Sistema de scanner em presídios diminui tempo de atendimento em 1h30
Dois aparelhos de scanners adquiridos pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul já estão em uso. Um no PTran (Presídio de Trânsito de Campo Grande) e outro no Centro Penal da Gameleira e no primeiro fim de semana de uso ele diminuíram em 1 hora e 30 minutos o tempo de espera na fila […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dois aparelhos de scanners adquiridos pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul já estão em uso. Um no PTran (Presídio de Trânsito de Campo Grande) e outro no Centro Penal da Gameleira e no primeiro fim de semana de uso ele diminuíram em 1 hora e 30 minutos o tempo de espera na fila pelo atendimento. Neste fim de semana os equipamentos foram ativados e segundo informou o diretor do PTran, Claudiomar Suszek, foi nítida a velocidade dos atendimentos.
Conforme a assessoria de imprensa da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), no primeiro dia de funcionamento, a média de tempo de atendimento por cada visitante, que era de 5 minutos, caiu para 7 segundos. “Isso por que teve o tempo de cadastro de cada visitante no sistema. O que traz uma demora maior”, informou a secretaria
Ao todo o Governo do Estado adquiriu cinco equipamentos de scanners, investimento de R$ 1.919.000,00, porém, os outros três, que ficarão nos presídios de Dois Irmãos do Buriti, Paranaíba e Coxim ainda não estão em uso e tem previsão de estarem em funcionamento em no máximo de 15 dias.
Os detalhes de funcionamento da nova tecnologia para início da utilização nas penitenciárias foram apresentados na sexta-feira (18) ao titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, ao diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Aud de Oliveira Chaves e o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária), André Luiz Santiago.
Outros dez equipamentos estão em fase final de licitação, com previsão de serem disponibilizados ainda neste primeiro trimestre. Os recursos são oriundos do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) e a aplicação atende às diretrizes do estabelecidas pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional).
As penitenciárias que receberão o equipamento em Campo Grande são: Presídio de Segurança Máxima, Instituto Penal, Presídio Feminino, Casa do Albergado e Presídio da Gameleira (que será inaugurado). Já no interior serão beneficiados: Penitenciária Estadual de Dourados, Penitenciária de Três Lagoas, Estabelecimento Penal de Corumbá, Unidade Penal de Ponta Porã e Penitenciária de Naviraí.
Além desses 15 equipamentos que já estão garantidos, o Governo do Estado está em tratativas com o Depen para receber repasse para a compra de mais 20 scanners.
Na demonstração de sexta-feira, o representante da empresa VMI Security Systems, fornecedora do equipamento, André Luís da Silva Henrique, enfatizou que os aparelhos contam com sistema dual view, ou seja, fazem duas imagens, sendo uma de corpo inteiro e outra específica para a área do abdome, garantindo eficácia à visualização.
Outra vantagem, conforme o especialista, é que podem ser interligados com outros sistemas da Agepen e da segurança pública para compartilhamento de informações.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.