Secretário prevê resultado de concurso administrativo para fim de março

O titular da SAD (Secretaria de Estado de Administração de Desburocratização) Roberto Hashioka, afirmou que até o fim de março o resultado para o concurso dos administrativos da SED (Secretaria de Estado de Educação) deve ser homologado. A prova acontece neste domingo (17) em Campo Grande e em Dourados. Mais de 24 mil participam do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O titular da SAD (Secretaria de Estado de Administração de Desburocratização) Roberto Hashioka, afirmou que até o fim de março o resultado para o concurso dos administrativos da SED (Secretaria de Estado de Educação) deve ser homologado. A prova acontece neste domingo (17) em Campo Grande e em Dourados. Mais de 24 mil participam do processo seletivo.

De acordo com Hashioka, que concedeu entrevista coletiva antes da prova ser realizada, os 24.171 que farão as provas para assistente de atividades educacionais, agente de limpeza, e agente de merenda deverão esperar pouco mais de um mês para o resultado ser homologado. Já para os outros 75 candidatos farão a prova discursiva para o cargo de professor, na segunda fase da seleção, o resultado deve sair antes.

Sobre o fato da primeira fase do certame para docente ter aprovado apenas 75 pessoas, o secretário afirmou que devido a isso o Governo do Estado deverá lançar novo edital para abertura de outra concorrência. “Tendo em vista que eram mil vagas e foram aprovados só 75 vamos esperar o resultado da segunda fase, mas o governo tende a fazer um novo concurso”.

Para o titular da SAD, a número reduzido de aprovados na primeira fase não se deve a dificuldade da prova, mas sim aos parâmetros rigorosos usados na seleção dos candidatos.

“Exigiu dos candidatos que obtivessem 60% nas três provas. Na de língua portuguesa, conhecimentos metodológicos e pedagógicos e também na matéria específica. São 80 questões, dessas 25 eram de conhecimentos metodológicos e pedagógicos, que precisava passar em pelo menos 15. Em português eram 15 questões e tinham que acertar 9, e na matéria específica, de 40 questões teriam que ser acertadas 24, isso aí então forneceu um nível de corte que dificultou a aprovação dos candidatos”, declarou o secretário.

A prova aplicada neste domingo, aos 75 aprovados, continha cinco questões discursivas valendo de 0 a 15 pontos e uma redação, valendo de 0 a 25 pontos.

Do total de inscritos para os cargos administrativos, 14.366 candidatos farão as provas em Campo Grande e outros 9.805 em Dourados. São ofertadas 500 vagas são destinadas à carreira de apoio à Educação Básica. Sendo, 178 vagas para agente de limpeza, 168 para agente de merenda, e 154 para assistente de atividades educacionais.

Plano de Demissões Voluntárias

Ainda conforme o secretário, na tarde de segunda-feira (18) deve ocorrer uma reunião com a PGE (Procuradoria Geral do Estado) e com o titular da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), Eduardo Riedel, para finalizar o decreto do Plano de Demissões Voluntárias, que foi anunciado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Existe ainda cargo de comissão sendo ocupados, eu acredito que até o final deste mês teremos um quatro mais predominante, declarou Hashioka.

 

Conteúdos relacionados