Santa Casa inaugura nova oncologia, moderna e com mais capacidade de atendimento
Santa Casa Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (8), o novo setor de Oncologia da Santa Casa de Campo Grande, localizado na rua Eduardo dos Santos Pereira, 88 (esquina com a rua Treze de Maio). Resultado do investimento de 12 meses de reforma para entrega de um amplo espaço físico moderno e tecnológico. A nova […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Santa Casa
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (8), o novo setor de Oncologia da Santa Casa de Campo Grande, localizado na rua Eduardo dos Santos Pereira, 88 (esquina com a rua Treze de Maio). Resultado do investimento de 12 meses de reforma para entrega de um amplo espaço físico moderno e tecnológico. A nova Oncologia está apta a atender até três mil pacientes/mês, tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quanto via convênios e particulares.
Organizada pelas gerências de eventos e hotelaria do hospital, a solenidade de inauguração e descerramento de placa homenageou o filantropo da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, Elisbério de Souza Barbosa (in memoriam), um grande homem, de espirito humanitário, que doou vários pavilhões ao hospital como o complexo cirúrgico, o pavilhão de isolamento e a residência das irmãs de caridade.
Na solenidade, a neta de Elisbério de Souza Barbosa, Maria Olga Mandetta recebeu uma homenagem de Maria Bernadette Borges Bueno Netto, esposa do presidente da Santa Casa, e agradeceu pela inauguração do prédio que leva o nome do avô. “Quero dizer que, aqui estou em casa. Meu avô foi uma pessoa de presença marcante, não só na nossa vida particular de família, mas também na vida da sociedade. Ele era uma pessoa presente. Nossa família está muito agradecida com essa lembrança”.
A coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande, Maria Auxiliadora Ribeiro Vilalba Fortunato, também deixou sua mensagem. “Estou muito feliz com essa inauguração. Eu sou paciente da oncologia da Santa Casa, tive um câncer de mama e tratei aqui. Hoje estou curada graças a Deus. Só tenho que agradecer por este novo espaço que acolherá ainda melhor a todos nós”, disse.
Cleonice Alves, coordenadora do Conselho Local de Saúde da Santa Casa, ressaltou o papel da entidade. “Só tenho muito que agradecer por este momento. Hoje, nós temos a competência e a função de fiscalizar os recursos do SUS. Nós do conselho ficamos felizes com esta inauguração por ser uma reivindicação antiga”, falou.
Emocionado, o coordenador do serviço de Oncologia da Santa Casa de Campo Grande, Dr. Fabrício Colacino, agradeceu o novo prédio. “Estou muito emocionado, pois foram muitas lutas para estarmos aqui hoje. Aqui terá muito mais conforto, segurança, ambiente adequado e com essa estrutura poderemos oferecer mais que o dobro de atendimentos. Continuaremos cuidando dos nossos pacientes, oferecendo sempre a boa prática da medicina, segurança aos pacientes e um atendimento humanizado para que se sintam em casa e que essa doença cruel seja humanizada com esse ambiente familiar”.
Em seguida, o presidente da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, Dr. Esacheu Nascimento, falou em nome do Conselho de Administração. “É uma alegria muito grande estarmos reunidos aqui, hoje, para esta inauguração. Esse espaço foi renovado com recursos próprios. Aproveitou para agradecer a contribuição efetiva dos vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores pelas emendas que ajudam no custeio do hospital. Há três anos, quando o Dr. Fabrício Colacino chegou na Santa Casa tínhamos apenas 300 pacientes oncológicos no hospital, hoje já são 1.500, e com esse novo prédio poderá chegar a 3 mil atendimentos. Agradeço a presença de todos e peço que continuem sendo parceiros da Santa Casa e reforço que vamos honrar cada iniciativa que vier, em apoio aos nossos pacientes. Hoje, a Santa Casa de Campo Grande está em condições de atender qualquer demanda da nossa população.”, agradeceu o presidente.
Ao final, como forma de agradecimento pelo atendimento recebido durante os anos de tratamentos, os pacientes Gilberto Luis Martinoviski e Carlos Miranda prestaram uma homenagem ao presidente do hospital, Dr. Esacheu Nascimento, ao chefe de serviço de Oncologia, Dr. Fabrício Colacino, e ao médico hematologista, Dr. José Maria Assenço, com a entrega de três placas de agradecimentos.
Estiveram presentes na inauguração, o vice-presidente, Heitor Rodrigues Freire, demais membros da diretoria corporativa, executiva, conselheiros, associados, funcionários e funcionárias da Santa Casa de Campo Grande; bem como representantes do Senado Federal, Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Campo Grande; além destes, o presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Dr. Ricardo Ayache, o presidente do Rotary Club Campo Grande, Lucimar Lacerda, o diretor financeiro da Uniprime, Marco Mazzaro, o diretor administrativo da UNISAÚDEMS (Caixa de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul), João Bosco Costa, e a coordenadora da Central Estadual de Transplante, Claire Miozzo.
A Estrutura
O novo setor de Oncologia da Santa Casa de Campo Grande retomará os serviços no dia 12 de novembro, com 15 leitos de infusão, quatro leitos day use, uma sala de emergência, quatro consultórios (sendo uma sala para atendimento da enfermagem e três para atendimento médico), além de recepção, banheiros totalmente adaptados para acessibilidade dos usuários e salas administrativas. Em relação à modernização, o setor conta com um novo piso em concreto armado e aplicação de piso vinílico em manta e porcelanato; nova rede elétrica voltada a eficiência energética; nova rede de gases medicinais (tubulação interna e central externa para cilindros de oxigênio e vácuo); sistema de climatização mecânica (HVAC) especifico com máquinas e dutos contemplando filtros especiais e duplos, e sistema de pressão negativa/positiva para a antecâmara.
Além disto, houve a instalação de um novo transformador de alta tensão no poste externo; instalação e adequação do grupo gerador de 80 kVA; nova tubulação e rede hidrossanitária (hidráulica e esgoto); instalação de placas de energia fotovoltaicas para conversão e geração de energia solar; instalação de 20 réguas medicinais, uma em cada ilha de tratamento; instalação da central para chamadas de enfermagem; confecção e instalação de móveis planejados e mobiliários totalmente novos para cada ambiente. Foram realizadas outras mudanças e adequações, como a nova estrutura e cobertura metálica para área de embarque e desembarque. Estas e outras mudanças e adequações do espaço físico só foram possíveis por meio dos esforços da atual administração do hospital, na gestão dos recursos próprios para a realização dos mesmos, valor estimado em R$ 954.559,14.
Ação preventiva
Como parte da solenidade de inauguração na nova Oncologia, a Santa Casa de Campo Grande oferecerá, até o dia 28 de novembro, informações e orientações sobre o diagnóstico precoce sobre o câncer masculino e feminino. Neste período, o Ônibus do Projeto de Prevenção ao Câncer estará à disposição da comunidade e serão realizados atendimentos e exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama, colo de útero e câncer de próstata. Para mais informações sobre o atendimento e realização dos exames ligue para (67) 3322-4092 e/ou 98477-6734 (gerência de eventos da Santa Casa).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.