“Rua da Morte”: Estudo aponta que via em Dourados recebe fluxo de 20 mil carros ao dia

Conhecida por constantes acidentes com mortes, a rua Coronel Ponciano, em Dourados, recebe por dia uma média de quase 20 mil carros e 1,5 mil ciclistas. A pesquisa foi divulgada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e faz parte do projeto de duplicação da via. Segundo o resultado, entre 6h e 18h, passam […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A.Frota/PMD
A.Frota/PMD

Conhecida por constantes acidentes com mortes, a rua Coronel Ponciano, em Dourados, recebe por dia uma média de quase 20 mil carros e 1,5 mil ciclistas. A pesquisa foi divulgada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e faz parte do projeto de duplicação da via.

Segundo o resultado, entre 6h e 18h, passam diariamente por aquela rua 19.500 veículos, em média, com picos nos períodos matutino e vespertino. Pela manhã os números atingem a marca de 6.280 veículos, enquanto no final de tarde/início da noite esse número chega a 13.188 veículos.

A pesquisa também analisou o movimento de ciclistas na via e relatou que 1.450 bicicletas circulam por lá, uma média de dois ciclistas por minuto. O horário de maior fluxo de ciclistas ocorre entre 17h e 18h30, com a média de 216 ciclistas neste período.

Outro número apurado mostra que durante todo o dia, usam a Coronel Ponciano, simultaneamente, 30 ciclistas, ou seja, a qualquer horário sempre há a utilização da rua por pessoas usando este meio de transporte.

A Agetran também pesquisou as conversões à esquerda, apontadas como uma das principais causas de acidentes. De acordo com o resultado, os veículos param junto à faixa dupla, no centro da pista e é preciso cruzar o sentido contrário. Porém, a agência relata que essa manobra acontece com menor frequência, chegando a cinco minutos o intervalo entre uma e outra, mas não descartando o alto grau de periculosidade.

Segundo o diretor presidente da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos, “esse levantamento é fundamental para dar subsídios ao projeto de duplicação, com informações que certamente serão utilizadas pelas equipes que fazem o projeto”.

Os números obtidos serão utilizados no desenvolvimento do projeto de duplicação da via, já em andamento e que envolve as secretarias de Obras, Planejamento e Agetran.

Conteúdos relacionados

calendário eleições