Pular para o conteúdo
Cotidiano

#Retrospectiva: Solidariedade foi a esperança para quem passou por maus bocados em 2019

O ano de 2019 foi difícil para muitas pessoas, tanto no âmbito emocional como no material, principalmente para quem vive à margem da sociedade e muitas vezes acaba não sendo visto, como foi o caso de Andressa dos Santos Silva, 25 anos. A mulher que sobrevivia com os 5 filhos em um pequeno barraco de 12 […]
Arquivo -
De aquivo | Leonardo de França | Midiamax
De aquivo | Leonardo de França | Midiamax

O ano de 2019 foi difícil para muitas pessoas, tanto no âmbito emocional como no material, principalmente para quem vive à margem da sociedade e muitas vezes acaba não sendo visto, como foi o caso de Andressa dos Santos Silva, 25 anos. A mulher que sobrevivia com os 5 filhos em um pequeno barraco de 12 metros quadrados no Jardim Noroeste, em Campo Grande.

A história de Andressa ficou conhecida após o tio, desesperado entrar em contato com o Jornal Midiamax, no dia 18 de junho. Por telefone ele contou a reportagem que a sobrinha e os filhos estavam sem comida há três dias e por estar desempregado também não poderia ajudar muito.

#Retrospectiva: Solidariedade foi a esperança para quem passou por maus bocados em 2019
De arquivo | Leonardo de | Midiamax

A reportagem esteve no barraco, e a situação era realmente muito triste. A mulher que tinha sido abandonada pelo marido, que saiu para trabalhar em dezembro de 2018, dividia uma única cama com as cinco crianças. No local sem banheiro, as crianças teriam à época apenas um punhado de arroz para se alimentar naquele período frio que fez no mês de junho em Campo Grande.

Com a ajuda e de muitas pessoas, duas semanas depois o Jornal Midiamax voltou ao local onde Andressa vivia. A mulher já começava a retomar a vida ao lado das crianças, com o marido que teria voltado do Pantanal, segundo ele, onde estaria procurando emprego.

Sonho de adolescente

No mês de julho a história que comoveu foi a da menina Kellen Camilli, que morava em uma pequena casa com a família na Cidade de Deus com os pais e 2 irmãos. Aos 14 anos, o sonho da adolescente era ter uma festa de aniversário para comemorar os 15 anos, coisa que a família não conseguiria proporcionar.

#Retrospectiva: Solidariedade foi a esperança para quem passou por maus bocados em 2019
De arquivo | Leonardo de França | Midiamax

Com o pai doente, a garota dividia a rotina entre a escola e a venda de sacolés para ajudar a família. Pouco tempo depois a mãe também ficou doente, o que fez com que Camilli trocasse a vida ‘normal’ de adolescente para se dedicar a família.

No dia 20 de julho, uma rede de solidariedade ganhou forças para realizar o sonho da adolescente. Com direito a jantar, salgadinhos, docinhos, bolo e lembrancinhas, o evento emocionou familiares e deixou o sentimento de realização entre os voluntários.

Pequena Júlia

Em novembro a história que ganhou a comoção na Capital, foi a da pequena Júlia Karoline, com apenas 4 meses na época. A menina nasceu na Maternidade Cândido Mariano e passou os primeiros meses de vida na Santa Casa de Campo Grande.

Júlia nasceu com vários problemas de saúde e precisou passar por diversos exames, mas sem nenhum diagnóstico oficial. A pequena tinha dificuldades para respirar além das crises convulsivas, mesmo fazendo uso de medicação.

#Retrospectiva: Solidariedade foi a esperança para quem passou por maus bocados em 2019
Foto: Reprodução/ WhatApp

A família começou a suspeitar que Júlia seria portadora da síndrome DiGeorge, causada por um distúrbio cromossômico, afetando o desenvolvimento de vários sistemas do corpo. Causando problemas cardíacos, mau funcionamento do sistema imunológico, fenda palatina – uma abertura na parte superior do céu boca que resulta em uma abertura anormal para dentro do nariz – e diminuição dos níveis de cálcio no sangue.

Um especialista em genética de recomendou que a família realizasse o exame SNP Array, com custo de R$ 10 mil. E para dar alguma chance de tratamento correto à criança foram feitas uma série de ações para arrecadar o valor do exame. Além da vaquinha online, a família realizou uma galinhada no dia 8 de dezembro e conseguiu vender aproximadamente mil marmitas.

A pequena Júlia recebeu alta do hospital alguns dias depois, e a família precisou novamente de ajuda para que o pequeno barraco onde a menina vive com a mãe pudesse oferecer estrutura.

Quem puder contribuir com a família e ajudar Júlia a permanecer com os parentes no final de ano, pode entrar em contato com Cristiana no 99341-1993 ou pode ajudar através de vaquinha online, clicando aqui.

Vitor, o cão policial

#Retrospectiva: Solidariedade foi a esperança para quem passou por maus bocados em 2019

Outra história que comoveu a população campo-grandense nesse ano de 2019, foi a do mascote da Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos). Vitor, um rottweiler de 12 anos, foi diagnosticado com um tumor e os policiais já acumulavam uma dívida de quase R$ 4 mil na clinica onde o ‘cãopanheiro’ realizada o tratamento, no começo de novembro.

Infelizmente, no dia 11 de dezembro, Vitor não resistiu e acabou falecendo deixando um vazio nos plantões da Derf.

Miguelzinho

Também sem um final feliz, foi a história do pequeno Miguel Otávio Vilela Santos, 3 anos, diagnosticado no dia 13 novembro de 2018, com um tumor de 14 centímetros no rim após uma longa peregrinação em busca de respostas e que passava por tratamento em Campo Grande.

#Retrospectiva: Solidariedade foi a esperança para quem passou por maus bocados em 2019
Miguel já em casa fazendo tratamento paliativo pra o tumor.

O pequeno morava com com o pai em que, junto do filho mais velho realizou uma rifa para custear não só as viagens até a Capital como as necessidades básicas do garoto. Miguelzinho ganhou o coração da população e teve até ator famoso compartilhando a história.

A família conseguiu fazer algumas melhorias onde o menino morava com o pai com a ajuda da população, além de custear algumas despesas com a alimentação e necessidades mais básicas.

No último dia 11 dezembro o sofrimento do pequeno Miguelzinho chegou ao fim. Infelizmente o garoto que já tinha passado por procedimentos cirúrgicos, quimio e radioterapia, não resistiu e acabou falecendo em casa, dias após receber alta do hospital. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional