Pular para o conteúdo
Cotidiano

Uma cama para seis: homem abandona família, que não encontra ajuda no Noroeste

Na rua Estoril, quase esquina com a rua das Perdizes no Jardim Noroeste, região leste de Campo Grande, você encontra um barraco de 12m², onde Andressa dos Santos Silva, 25 anos vive com os 5 filhos. Dividindo a mesma cama com as crianças, e lutando para sobreviver, grávida de 8 meses da mais nova – […]
Arquivo -
Foto: Leonardo de França
Foto: Leonardo de França

Na rua Estoril, quase esquina com a rua das Perdizes no Noroeste, região leste de , você encontra um barraco de 12m², onde Andressa dos Santos Silva, 25 anos vive com os 5 filhos. Dividindo a mesma cama com as crianças, e lutando para sobreviver, grávida de 8 meses da mais nova – atualmente com 4 meses – foi abandonada pelo marido que saiu para trabalhar e nunca mais deu notícias.

A área ocupada há três meses é onde fica o refúgio da família que divide a mesma cama improvisada. Sem armários, paredes, eletrodomésticos, nem sequer um vaso sanitário ou um chuveiro, e nenhuma ajuda do Governo – que segundo o tio dela, nunca teve resposta – eles lutam pela sobrevivência aumentando as estatísticas da miséria no país, que em 2018 atingiu a marca dos 5,2 milhões de pessoas passando fome, 124 mil famílias em Mato Grosso do Sul, segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).

Segundo Andressa, o marido saiu para trabalhar há 5 meses e desde então ela não tem noticias. Ela conta que moravam em uma outra área ocupada, mas quando a filha mais nova completou um mês, o dono da área pediu para que eles saíssem.

Uma cama para seis: homem abandona família, que não encontra ajuda no Noroeste
Andressa e os 5 filhos que tiveram sua imagem preservada. Foto: Leonardo de França

“Nós achamos essa área, limpamos construímos o barraco e estamos aqui há três meses. Até o dono pedir para sairmos novamente”, disse.

O pedido de socorro ao Jornal Midiamax, veio pelo tio de Andressa. Um baiano que chegou em Campo Grande ainda bebê. Vendo a situação da sobrinha, sem ter o que dar para as crianças comerem, se desesperou. “A situação é desesperadora. Desde sábado ela tá sem nada. A gente quando pode ajuda, mas nem sempre consegue”, conta Silveira.

As duas filhas mais velhas de Andressa atualmente frequentam a escola, Maria Isabel tem 8 anos e está matriculada no 3º ano do ensino fundamental. Maíra tem 5 anos, e faz a pré-escola. Mas os três menores  – Mateus de 4 anos, Maikeli de 2 anos e a pequena Andreza de 4 meses – ficam em casa com a mãe.

“A gente não consegue vaga na creche, como que faz com as crianças? Eu não trabalho desde que a mais velha era pequena. É difícil. Mas antes tinha meu marido trabalhando. Agora somos só nós seis, e eu não tenho emprego”, contou ao Jornal Midiamax.

Em tempos de frio, Andressa relata que usa as únicas duas cobertas que tem, coloca os cinco filhos aninhados na cama e assim os mantém aquecidos. “A gente se vira para deixar pelo menos eles quentinhos. A gente sente um pouco de frio, mas pelo menos eles ficam quentinhos”.

O banho é frio e de balde. No local não há chuveiro. O pequeno espaço onde seria o banheiro é reservado para o banho gelado. Caso precisem de vaso sanitário, é preciso correr para a casa da irmã de Andressa que mora a algumas quadras dali.  “O banho é gelado mesmo. A gente só tem essa torneira aqui de fora. Não tem chuveiro não. O banheiro a gente usa da minha irmã ali embaixo”, explica.

Uma cama para seis: homem abandona família, que não encontra ajuda no Noroeste
O fogão da família que funciona de forma precária, e o pouco de arroz que eles tinham na despensa neste dia. Foto: Leonardo de França

Com um tom de quem já se conformou com a situação, e com cinco crianças sorridentes em volta. Andressa diz “Quando a gente consegue ajuda, a gente tem. Quando não consegue, fazer o que. Como vou deixar os três pequenos sozinhos em casa para trabalhar? ”, diz.

Nos pouco mais de 40 minutos que a equipe de reportagem esteve no local, o sorriso se manteve no rosto das crianças. Que, curiosas, nos olhavam e brincavam ao redor. E para esta terça-feira (18), tudo o que a família tinha na ‘despensa’ era um pouco de arroz armazenado em uma sacola de mercado, dentro do fogão que funciona como armário.

O pedido de Silveira é para quem puder doar roupas, sapatos, comidas e um carrinho de bebê para ajudar ela nos momentos em que precisa sair com os cinco. “Quem puder ajudar ela. Olha a situação tá difícil. São cinco crianças passando frio e às vezes fome”, conclui.

Quem puder ajudar a família, pode entrar em contato com o tio de Andressa pelo (67) 9 9650-9089.

Assistência Social

O Jornal Midiamax entrou em contato com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e foi informado de que uma equipe técnica será encaminhada ao local para fazer uma visita à família.

 

Matéria editada às 18h48 para acréscimo de informação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

insulina

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar a MS

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Mais 75 famílias recebem títulos de terreno para regularização de ocupações em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Parque Jacques da Luz recebe Ação Cidadania no próximo sábado

Ação é conhecida por levar uma série de atendimentos gratuitos, desde assistência jurídica a cursos

Emprego e Concurso

Feirão oferta 150 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

No feirão, empresas de nove segmentos ofertam vagas para diferentes níveis de escolaridade

Brasil

Empresas devem ir à justiça qualquer que seja a decisão do STF sobre o IOF

Ação das empresas contra a medida pode atrapalhar os planos do governo na arrecadação do imposto

Famosos

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Luan Santana deu o que falar ao tentar comer a calcinha de uma fã durante um show; momento viralizou e dividiu opiniões na web