Procura por vacina da gripe para todos lota postos no 1º dia e zera estoque na Vila Carlota
A grande procura pelas doses da vacina contra gripe, tem gerado filas e espera nas unidades de saúde de Campo Grande. Segundo a Prefeitura, dos 68 locais onde a população pode se imunizar, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Carlota teve seu estoque zerado no início da tarde desta segunda-feira (3) Ainda de […]
Arquivo –
A grande procura pelas doses da vacina contra gripe, tem gerado filas e espera nas unidades de saúde de Campo Grande. Segundo a Prefeitura, dos 68 locais onde a população pode se imunizar, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Carlota teve seu estoque zerado no início da tarde desta segunda-feira (3)
Ainda de acordo com as informações, foram disponibilizadas cerca 50 mil vacinas para todos os públicos, disponíveis em todas as 68 unidades de saúde.
A distribuição de senhas, segundo informações da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) é para controlar o fluxo, e caso haja disponibilidade de profissionais e um local adequado as unidades de saúde tem autonomia para abrir salas de vacinação extras.
Conforme a secretaria, as unidades de saúde funcionam em diversos horários, portando, o ideal é a população procurar a unidade de saúde mais próxima e se orientar.
Vale ressaltar que a vacinação encerra nas unidades assim que acabarem as doses do local.
UBS Coronel Antonino
Na UBS Coronel Antonino, aproximadamente 150 pessoas aguardam na fila para receber a dose da vacina nesta tarde. O tempo médio de espera é de 1h10 por paciente. Entra as pessoas, estão adultos, crianças e também o público do grupo prioritário que não se vacinou até o dia 31 de maio.
Para a aposentada, Gogelina Amarilia, 64 anos, a vacinação é importante e ressaltou que não se vacinou antes por conta de uma gripe. “Eu fiquei muito gripada então me orientaram a procurar a vacinação depois que melhorasse. É muito importante. A fila tá andando rápido. Agora vou me vacinar. Para não correr o risco liguei antes na unidade e me informei”, disse ao Jornal Midiamax.
A dona de casa, Aretuza Rodrigues, 38 anos aproveitou para levar a filha de 10 anos para tomar a dose. “Nós duas viemos nos vacinar. Se levarmos em consideração tantos casos, o certo é se prevenir”, contou.
Já a corretora de imóveis, Regina Kopes, 48 anos, foi até a unidade sozinha e esperou 1h10 para chegar na porta da sala de vacinação. “Acho que não deveriam ficar tanto tempo vacinando apenas o grupo prioritário. Muita gente não comparece e tem outras pessoas que querem tomar a vacina. Eu vim preparada inclusive para esperar mais tempo, até que foi rápido”, explicou.
Vale lembrar que nas UBS e UBSF, o atendimento para vacinação acontece das 7h às 11h no período matutino e das 13h às 16h45 na parte da tarde. As unidades contam apenas com uma sala de vacinação, e o atendimento é feito de forma individual.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.