Primeiro dia de vacinação contra a gripe tem poucas filas e baixa procura
No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a procura por imunização contra o vírus da gripe ainda é baixa em Campo Grande. Porém, a expectativa é que já na tarde desta quarta-feira (10) a aplicação de vacinas aumente. A reportagem visitou o CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, onde a fila […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a procura por imunização contra o vírus da gripe ainda é baixa em Campo Grande. Porém, a expectativa é que já na tarde desta quarta-feira (10) a aplicação de vacinas aumente.
A reportagem visitou o CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, onde a fila de espera pela imunização andou rápido e não houve muito tempo de espera, no máximo de 10 a 15 minutos. No local, havia vários cartazes lembrando aos frequentadores que a campanha já foi iniciada.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Mariah Barros, a baixa procura durante a manhã do primeiro dia é esperada devido ao expediente de trabalho, mas deve aumentar à tarde. A coordenadora lembra que até o próximo dia 22, apenas gestantes e crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias receberão a imunização.
“Nosso objetivo é imunizar no mínimo 90% de cada grupo prioritário e em Campo Grande temos vacinas para 219 mil pessoas. A vacinação de gestantes e crianças vai até o dia 22, só após essa data é que os demais grupos poderão procurar os postos”, destaca a coordenadora.
A autônoma Marcelly Gimenez, de 33 anos, foi uma das que aproveitou já o primeiro dia da campanha para imunizar o filho, de 5 meses. Ela afirma que não houve demora no atendimento.
“Vou conscientizar conscientizar meus amigos e familiares para buscarem a vacina e levarem as crianças”, acrescenta.
Quem pode receber a vacina
Além de gestantes e crianças, a partir do dia 23 de abril poderão procurar a vacina indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A imunização prioritária também contempla jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Onde receber a vacina
Em Campo Grande, a imunização está disponível nas 78 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). De acordo com a Sesau, a pasta organiza estratégia para intensificar a imunização contra a gripe durante os fins de semana, somente nos CRS (Centros Regionais de Saúde).
Além disso, a Sesau também manterá um “trailer de imunização” na Praça Ary Coelho, dos dias 29 de abril até 5 de maio, durante o horário comercial. Vale lembrar que no dia 4 de maio será o “Dia de Mobilização Nacional – Dia D”.
Vale lembrar que para receber a imunização, é preciso portar o Cartão Nacional de Saúde (Carteirinha do SUS), cédula de identificação e algum documento que comprove o grupo prioritário. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Educação), em 2018 a cobertura vacinal atingiu 92,68% do público alvo – 573.562 pessoas. O número superou a média nacional, que proporcionou imunização de 90,87% desta população.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.