Prefeitura sanciona lei que prevê sistema compartilhado de bicicletas
A Prefeitura de Campo Grande sancionou projeto que prevê Sistema de Bicicletas Públicas na cidade. Agora lei, a iniciativa, no entanto, apenas autoriza o município a implementar, mas não dá prazos para execução. Segundo o texto, divulgado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (dia 24), o sistema será composto de “estações inteligentes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande sancionou projeto que prevê Sistema de Bicicletas Públicas na cidade. Agora lei, a iniciativa, no entanto, apenas autoriza o município a implementar, mas não dá prazos para execução.
Segundo o texto, divulgado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (dia 24), o sistema será composto de “estações inteligentes e conectadas a uma central de operações via wireless, devidamente alimentadas por fonte de energia solar”.
Na medida, a previsão é que pessoas que queira utilizar o meio de transporte se cadastrem par retirar a bicicleta, utilizá-la no trajeto e devolvê-la na mesma ou outra estação. “N mesmo estado e condição em que se encontrava”.
O projeto tem o objetivo de colocar a bicicleta como um meio de transporte público saudável e não poluente, mas também combater o sedentarismo e promover a prática de hábitos saudáveis. Medidas semelhantes existem em São Paulo, que são executadas pela iniciativa privada.
Autorizativa
Importante destacar que a proposta sancionada é autorizativa, método que é alvo de críticas inclusive na Câmara Municipal. Na opinião de alguns parlamentares, os projetos desta natureza dão licença para que a Prefeitura de Campo Grande faça ações que sequer planeja ou deseja concretizar. Com isso, gera falsas expectativas na população e são utilizadas para fazer ‘politicagem’, avaliam.
Em uma das ocasiões de debate sobre a questão, o líder do prefeito Marquinhos Trad (PSD) no Legislativo, vereador Chiquinho Telles (PSD) afirmou, no entanto, que, apesar de não haver obrigação do município em colocar em prática, a existência de uma lei autorizativa possibilita a cobrança de setores da sociedade quanto à execução.
No fim do texto de sanção, o Executivo municipal afirma que “deverá regulamentar esta lei, com respaldo nos critérios e princípios da eficiência, motivação e finalidade”, mas não fixa nenhum prazo para tal.
Notícias mais lidas agora
- Embaixadora do samba e benzedeira, familiares se despedem de Dona Cida em Campo Grande
- Homem é morto em confronto com a Polícia após roubar carro e fugir para rodovia
- Homem é encontrado morto em casa no Carandá Bosque
- Ano termina sem solução para moradores do Nova Campo Grande: ‘final de ano no fedor é difícil’
Últimas Notícias
Últimos dias: prazo para aproveitar Lei da Anistia e regularizar imóveis termina na terça-feira
Principal objetivo da Lei da Anistia de Campo Grande é conceder Carta Habite-se
PRF de Dourados tirou mais de 130 toneladas de drogas de circulação em 2024
Delegacia também apreendeu pistolas e fuzis do crime organizado
Confira as atribuições das novas pastas da Casa Civil e Articulação Regional de Campo Grande
Reforma trouxe novidades na estrutura da administração direta de Campo Grande
Apesar de versões contraditórias, suspeito de matar mãe com pá fica em silêncio em interrogatório
Suspeito teve a prisão preventiva decretada após a prisão na última sexta-feira (27) no Parque Residencial União
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.