Prefeitura qualifica moradores do Cetremi no Curso de Barbeiro e Cabeleireiro
PMCG O Curso de Cabeleireiro e Barbeiro, oferecido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Interiores, qualificou moradores do Cetremi – Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua – que agora, terão mais oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e garantirem o próprio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
PMCG
O Curso de Cabeleireiro e Barbeiro, oferecido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Interiores, qualificou moradores do Cetremi – Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua – que agora, terão mais oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e garantirem o próprio sustento. Nesta terça-feira (17) foram entregues 10 certificados de conclusão do curso que já qualificou 750 pessoas em situação de vulnerabilidade em 2019.
O curso tem duração de dois meses e beneficia homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ministrado pela primeira vez na unidade de acolhimento, o curso visa qualificar profissionalmente os acolhidos de forma que eles possam exercer a profissão de Barbeiro e Cabeleireiro e tenham a oportunidade de se reinserir no mercado de trabalho. A Prefeitura disponibilizou ainda kits completos de materiais para que os futuros profissionais possam começar a trabalhar.
Wesley Igor completou 24 anos e há 12 vive nas ruas. Ele contou um pouco sobre sua história de vida e como o curso será uma nova esperança que se abrirá para ele e para os demais acolhidos.
“Me envolvi no crime desde muito cedo. Dei muito desgosto para minha família, vendia drogas, acabei preso por cinco anos e depois de cumprir minha pena, passei a ser usar drogas e fiquei morando nas ruas por mais de um ano. Meu irmão de 15 anos que também fez esse curso do professor Marcos, se envolveu com o crime e morreu durante um confronto com a polícia. Depois de perder ele que eu tanto amava, minha mãe disse que o sonho dela era que pelo menos, um dos filhos fosse barbeiro, isso me comoveu bastante, me motivou a parar de usar drogas e mostrar para minha família que poderia dar a volta por cima. E aqui no Cetremi consegui mudar a minha realidade e sou muito grato por essa oportunidade”, comemorou
Wesley relatou que assim como ele, muitos moradores do Cetremi estão em tratamento contra o álcool e as drogas, e o curso traz a expectativa de retorno de uma vida melhor.
O secretário de assistência social, José Mário Antunes, ressaltou a importância de dar oportunidade para as pessoas poderem transformar suas vidas. “Todos são guerreiros. Vocês foram em busca da autonomia de vocês e já é perceptível a mudança de todos. Foram perseverantes, deixaram o passado de lado e agora estão reescrevendo uma nova história”, destacou o titular da SAS.
O instrutor do curso, Marcos Rogério, explicou que o objetivo do curso é incluir novamente as pessoas no mercado de trabalho e na sociedade.
“Isso é uma inclusão social, a gente dá a oportunidade para essas pessoas que estão desacreditadas pela sociedade. O curso é profissionalizante, de inserção no mercado de trabalho. Aqui mostramos que só depende de cada um para chegar naquele objetivo e acreditar sempre, nunca desanimar”, disse.
Além do Cetremi, o curso é ministrado no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas e no IMCG (Instituto Mirim de Campo Grande) com apoio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Trabalhadores podem ter sete feriados prolongados em 2025; confira o calendário
Em Mato Grosso do Sul, seis feriado caem entre quinta e sexta-feira, o que possibilita feriados prolongados em 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.