Prefeitura promete pesquisa para ‘identificar problemas’ nos ônibus de Campo Grande
Nesta quarta-feira (6) inicia uma pesquisa com usuários do transporte coletivo para diagnosticar os ônibus e os hábitos de locomoção da população. A ação é da Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus que afirmam que os resultados serão utilizados como base para a promoção de melhorias no transporte público e em outras ações […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quarta-feira (6) inicia uma pesquisa com usuários do transporte coletivo para diagnosticar os ônibus e os hábitos de locomoção da população. A ação é da Prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Guaicurus que afirmam que os resultados serão utilizados como base para a promoção de melhorias no transporte público e em outras ações que vão gerar maior qualidade no setor.
As equipes estarão nos nove terminais, em períodos alternados, das cinco horas à meia-noite. No total, serão 48 pesquisadores, devidamente identificados. O trabalho de campo estende-se até o final de novembro e pode avançar para dezembro, se for necessário, mas será concluído antes do início das férias escolares.
Nos terminais, os agentes de pesquisa terão como tarefa contabilizar todos os passageiros no embarque e desembarque dos ônibus e, por amostragem, serão abordados alguns desses clientes para responderem à pesquisa que irá abordar hábitos de locomoção, período em que utiliza o transporte público, linhas e horários dos ônibus em que viaja, origem e destino, dentre outras questões.
Trabalho supervisionado
Todo o trabalho será supervisionado pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito), com a realização de reuniões semanais para a avaliação dos resultados obtidos. “Esse novo levantamento irá complementar a pesquisa ‘Origem e Destino’ realizada em 2017, quando houve cruzamento dos dados do cartão eletrônico dos passageiros e ainda pesquisa domiciliar”, explicou o diretor-presidente da Agência, Janine de Lima Bruno.
O diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende Filho esclarece que a ideia é coletar os dados no horário de pico do transporte. Ainda de acordo com ele, no mês de dezembro, deverão ser produzidos os primeiros relatórios do levantamento que serão utilizados pela Agetran e pela Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) para a definição de medidas a serem adotadas no transporte público a curto, médio e longo prazos.
Em um segundo momento, possivelmente ainda na segunda quinzena de novembro, será disponibilizado o aplicativo para smartphone Android e IOS, também para a coleta de dados, que irão integrar a pesquisa Origem e Destino. Poderão responder ao questionário usuários e não usuários do transporte coletivo.
Pelo aplicativo eles será informado o tipo de transporte que utilizam para se locomover, a origem e o destino. Para os que utilizam transporte próprio ou se deslocam a pé, explicar o porquê de não utilizar o ônibus como meio de transporte.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Onda de furtos de fios a comerciantes do Centro deixa prejuízo de mais de R$ 35 mil
- Cena de horror: Mulher é espancada e esfaqueada por marido e manchas de sangue ficam espalhadas pela casa
- Ladrões são presos após furto de fios que deixou Moreninhas e Jaraguari sem internet
- Bebê afogada em bacia pela mãe volta a ser internada em Campo Grande
Últimas Notícias
Defesa de salgadeira que esquartejou o marido pede exclusão de qualificadoras, mas justiça nega pedido
Aparecida é acusada por homicídio triplamente qualificado e destruição ou ocultação de cadáver
Com filho de 14 anos na garupa, motociclista sem CNH bate em carro e fica em estado grave no Nova Lima
Adolescente foi lançado a alguns metros e sofreu fratura exposta na perna após o acidente na tarde desta quarta-feira (13)
VÍDEO: helicóptero da Globo é atingido por pombo e precisa realizar pouso de emergência
A aeronave sobrevoava a capital de Minas Gerais para atualizar sobre o trânsito na cidade
Contra relator, ministros do TCU decidem reafirmar contrato com concessionária da BR-163 em MS
Ministro Benjamin Zymler será relator do acórdão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.