A Arquidiocese de vai construir a igreja Nossa Senhora da Abadia, onde um dia funcionou uma casa de shows nos altos da Avenida Afonso Pena. O anúncio foi publicado na página do Facebook da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira (dia 21) e gerou comentários de fiéis aprovando a ideia.

Na postagem, a igreja afirma que, “na contramão do que tem ocorrido pelo mundo inteiro”, uma boate vai se transformar em um santuário, mas não sem antes ser exorcizada e abençoada por ter sido uma casa de shows “que teve seu fim com brigas e quebradeira”.

O local abrigou a Woods e por um tempo funcionou como espaço para festas.  Antes de fechar as portas, em 2015, a casa noturna sertaneja foi palco de briga generalizada durante uma festa. Na ocasião, foram relatados momentos de pânico e clientes contaram que a confusão começou na pista, mas a briga se espalhou para os camarotes e é essa história relembrada pela paróquia na postagem.

O anúncio também encerra outro capítulo da construção do santuário. Em 2015, a Arquidiocese recebeu por meio de permuta um terreno no Bairro Chácara Cachoeira, destinado a construção da igreja. A área possuía 7 mil² (metros quadrados) e parte dela foi doada para o Setlog (Sindicato de Transporte Logístico de Mato Grosso do Sul).

Contudo, quando assumiu a gestão municipal, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) resolveu revogar a permuta, medida que só foi efetivada com recomendação do MPE (Ministério Público Estadual), que afirmou que a doação não ocorreu por meio de processo licitatório ou interesse justificado da administração pública. 

No Facebook, a Paróquia Sagrado Coração encerra dizendo que, agora, a avenida Afonso Pena terá duas paróquias “dedicadas à nossa santíssima Mãe”. O outro santuário é a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na mesma via, mas no Bairro Amambaí.

A reportagem tenta contato com a Arquidiocese de Campo Grande para saber quando o processo para abertura do novo santuário começará, mas não obteve retorno desde ontem.