Ninguém notou, mas Camapuã bateu recorde de MS com ventos de 150 km por hora

A cidade de Camapuã, a 135 km de Campo Grande, registrou uma ventania impressionante na madrugada desta quinta-feira (14). Com a chuva de 23,8 mm que chegou à cidade durante a noite, houve o registro de ventos de 149,4 km por hora. O mais curioso é que apesar dos ventos fortes, a cidade não registrou […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A cidade de Camapuã, a 135 km de Campo Grande, registrou uma ventania impressionante na madrugada desta quinta-feira (14). Com a chuva de 23,8 mm que chegou à cidade durante a noite, houve o registro de ventos de 149,4 km por hora. O mais curioso é que apesar dos ventos fortes, a cidade não registrou estragos e moradores nem perceberam a ventania durante a madrugada.

O meteorologista Natálio Abrahao Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, explica que foi a maior ventania da história de Mato Grosso do Sul. Ventos tão fortes assim só foram registrados em 2006, quando Campo Grande recebeu ventos de 144 km por hora. A velocidade registrada em Camapuã pode ser encaixada como um vento F1, considerado moderado na Escala Fujita, que mede intensidade de tornados.

O Jornal Midiamax entrou em contato com um jornal da localidade, que aponta que não houve estrago na cidade e, se houve ventos de 150 km por hora, ninguém percebeu. A Prefeitura de Camapuã explica que é possível que os ventos tenham sido registrados na área rural, já que não houve nenhum chamado à Defesa Civil Municipal e também não houve registro de destelhamentos de casas. “Desde ontem o tempo está nublado, choveu à noite, de manhã também, mas nada fora do normal. Na Defesa Civil não houve nenhum chamado”, afirma o responsável por relações públicas da Prefeitura.

Segundo a Prefeitura, é possível que os ventos tenham sido registrados na Estação Meteorológica da cidade, que fica a 6 km da área urbana. Apesar dos moradores não terem percebido a ventania, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), via Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirma que os ventos de 149 km por hora foram registrados na cidade às 2 horas da madrugada.

Conteúdos relacionados