Muro de escalada do Exército com cinco metros de altura fez a alegria da criançada na Praça do Rádio Clube, em , neste sábado (13). A atração gratuita foi disponibilizada pelo CMO (Comando Militar do Oeste) em exposição de materiais de emprego militar, no início das comemorações da Semana do Exército. Em 19 de abril, é comemorado o Dia do Exército Brasileiro.

Muro de escalada do Exército faz alegria da criançada no Centro
Por duas vezes Vinicius conseguiu chegar ao topo.

Até as 14h, cerca de cem crianças já haviam entrado na brincadeira. Aos 9 anos, Vinicius Porto de Queiroz conseguiu chegar até o topo do paredão por duas vezes. “Eu achei que ia cair, mas não tive medo. Quando cheguei lá em cima comecei a rir”, contou o garoto, ainda em êxtase.

A avó dele, a dona de casa Maria de Lourdes Silva, de 54 anos, contou que desde que soube da exposição o neto não parou de insistir para que ela o levasse. Ela saiu da Vila Nasser para levar o neto até a Praça do Rádio. “Esse é corajoso”, comentou, orgulhosa sobre o desempenho do neto.

Segurança

Muro de escalada do Exército faz alegria da criançada no Centro
João Pedro encarou a escalada várias vezes.

Monitor da escalada, o 3º Sargento Kelven Taques contou que pelo menos 30 crianças desistiram da subida por medo de altura. Mesmo com alguns pais insistindo para que continuassem, os militares desciam pela corda aquelas que ficavam com medo.

Para participar, segurança era fundamental. Ao chegar na vez delas, recebiam capacete, cinto e cadeirinha. Todos checados por três militares antes da subida, feita com auxílio de corda durante todo o tempo.

Com a segurança garantida, foi a vez da diversão tomar conta. Com 7 anos, João Pedro Galvão fez várias vezes a escalada. “Na hora você só pensa no que tá fazendo. Parece que você vai cair”, disse, mas sem se deixar intimidar. Ele foi ao local acompanhado do pai, o empresário Luiz Galvão, de 47 anos. “Na hora em que ele soube do evento me falou pai vamos lá”, contou. Embaixo do paredão, os militares gritavam palavras de incentivo aos pequenos para os ajudar a chegar ao topo.

Estandes

A exposição dos materiais de emprego militar do CMO já esteve em diversas praças, shoppings e eventos militares. Na praça do Rádio neste sábado estiveram à disposição do público também uma viatura blindada de transportes, um boneco inflável de 4,5 metros chamado Recrutinha e diversos materiais utilizados pelos militares.

“Cada estande aqui exposto é representativo de uma organização militar”, detalhou Coronel Fernando Pacheco, chefe da sessão de Comunicação Social da 9ª Região Militar do CMO. Entre as sessões, estiveram expostos equipamentos de comunicação, relacionados ao setor de saúde, à Cavalaria e à Companhia de Guarda.

No evento de sábado, a abertura foi feita às 9h com apresentação da banda militar. No decorrer do dia, o público pôde conferir também apresentação dos cães de guerra, mas segundo a organização o que mais chamou a atenção do público foi mesmo a escalada.

Comemorações

Durante a Semana do Exército, o CMO terá uma série de comemorações. Na terça-feira (16),em sessão solene na Assembleia será concedida a medalha Guararapes, em alusão ao Dia do Exército. Na quarta-feira (17), haverá entrega de medalhas em solenidade no forte do Comando Militar. No mesmo dia, a Banda de Música do CMO irá se apresentar no Shopping Campo Grande e a Banda do Colégio Militar no Bosque dos Ipês.