Para apurar suposta negligência no atendimento em UPA a Sidney dos Reis Nantes, de 5 anos, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) investigará de forme ‘reversa' o caso. O menino morreu na tarde desta segunda-feira (25) após contrair dengue hemorrágica e sofrer 13 paradas cardíacas.

O secretário Marcelo Vilela disse que a apuração do caso será de forma detalhada, desde o primeiro atendimento na quinta-feira (21) até o dia do falecimento.

Vilela disse que no caso como o de Sidney, é normal que o paciente seja medicado e liberado para ir para casa, mas quando há piora, precisa voltar, assim como a família fez.

Ele também reforçou que esse tipo de dengue é agressivo, pois evolui muito rápido. “De três a cinco dias avança. A letalidade dela é muito alta”, disse Vilela.

Situação de emergência

A Prefeitura de irá decretar situação de emergência após registrar 6 mil notificações de dengue somente nos dois primeiros meses deste ano. Com duas mortes possivelmente causadas pela doença e índice de notificações de 294 casos a cada mil habitantes, a administração entrou em contato com o Ministério da Saúde para que a portaria de emergência seja validade o mais rápido possível.

“Queremos agilizar o atendimento para a população porque já estamos prevendo um amento de demanda muito grande”, declarou Marquinhos, em coletiva de imprensa no Paço Municipal, nesta tarde. O decreto terá validade de 180 dias podendo ser prorrogado e é feito para facilitar a compra de insumos e contratação de mais médicos sem burocracia, informou o prefeito.

*Colaborou: Danúbia Burema