Microempreendedores individuais já podem cadastrar dados no eSocial
Começou nesta terça-feira (16), o acesso para o MEI (Microempreendedor Individual) ao módulo simplificado do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). De acordo com a Agência Brasil, esta primeira etapa é facultativa e estão disponíveis apenas os formulários para cadastro dos dados do MEI e do empregado. Em julho, ainda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começou nesta terça-feira (16), o acesso para o MEI (Microempreendedor Individual) ao módulo simplificado do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).
De acordo com a Agência Brasil, esta primeira etapa é facultativa e estão disponíveis apenas os formulários para cadastro dos dados do MEI e do empregado.
Em julho, ainda de forma facultativa, os empreendedores poderão cadastrar também informações da folha de pagamento. Somente em outubro o cadastro passar a ser obrigatório para o MEI, segundo informações da Secretaria da Receita Federal.
Emprego Formalizado
Segundo os dados, no Brasil existe atualmente 8 milhões de microempreendedores individuais formalizados, apenas 150 mil com empregado formalizado.
Desde o dia 10 de abril, integrantes do terceiro grupo do eSocial, composto por empregadores optantes do Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural pessoa física e entidades sem fins lucrativos iniciaram a fase de cadastramento que consiste no envio dos chamados eventos não periódicos, os quais compreendem informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos trabalhistas, como admissões, afastamentos e desligamentos.
A fase terá duração de 90 dias para que os empregadores do grupo três possam se organizar e enviar os dados solicitados de forma compassada e efetiva.
Segundo a Receita, o eSocial já conta com 30 milhões de trabalhadores cadastrados. Com a efetivação do cadastro dos 16 milhões de trabalhadores esperados nessa fase do cronograma de implantação do Sistema, o eSocial abrangerá 46 milhões de trabalhadores registrados em sua base de dados.
O sistema tem como objetivos simplificar processos, garantir maior segurança jurídica e maximizar o tempo dos empregadores ao reduzir a entrega de diversas obrigações a apenas uma operação.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Policiais e agentes militares entraram na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, conseguiram impedir uma fuga em massa na manhã desta quarta-feira (11). O plano foi arquitetado por faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital). Com base em investigações, uma inspeção feita com o apoio da Polícia…
VÍDEO: Segundo acidente em menos de uma semana, caminhão derruba postes e árvores na Rachid Neder
Motorista bateu também em carro de autoescola e disse ter perdido freio
Volume de serviços em MS cresce em outubro, mas acumula queda de 6% no ano
Vale lembrar que o setor de serviços é o que mais emprega em Mato Grosso do Sul.
BR-163 tem oito trechos interditados para obras nesta quarta-feira; confira
Além dos trechos interditados, 12 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.