Muita, mas muita atenção com o som do seu telefone celular! Mesmo que ele esteja dentro do envelope lacrado entregue pelos fiscais nos locais de prova, qualquer som que saia do equipamento eletrônico vai resultar na imediata eliminação do candidato durante a aplicação da primeira prova do (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019.

Esta regra mostra que neste ano o Enem está mais rigoroso que nunca, a fim de garantir mais segurança e evitar fraudes durante o exame. São pelo menos 30 itens de segurança editados pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que caso sejam descumpridos podem levar o candidato à desclassificação.

Cor da caneta e utensílios especiais

Mais rigoroso, Enem 2019 tem itens que podem desclassificar imediatamente candidatos
Nada de caneta azul durante a prova. A única permitida é a esferográfica de cor preta e com corpo transparente | Foto ilustrativa | Reprodução

A caneta é o único item permitido para a realização da prova. Esqueça lápis, borracha, corretivo, apontador e demais itens do estojo. Somente os modelos esferográficos de cor preta e com corpo transparente podem ser utilizados. Ainda sobre os acessórios, também deixará a sala de exame quem não permitir que os materiais próprios de acessibilidade, como máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, assinador, régua, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio sejam revistados.

Alimentação e documentação

Quem não permitir que o fiscal de prova vistorie o lanche levado pelo candidato à sala de prova também pode ser punido com eliminação. Entre os documentos mais comuns, somente RG expedido pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, CNH (Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho, reservista, passaporte. No caso de outros documentos, candidatos precisam consultar o site do INEP. Vale lembrar que cópias autenticadas e versões digitais desses documentos não serão aceitos. BO de roubo ou extravio precisam ter no máximo 90 dias da data da primeira prova. Clique AQUI e confira dicas sobre o que levar para alimentar-se no Enem.

Dispositivos eletrônicos

O uso de qualquer dispositivo eletrônico, como celular, tablet, pager, bip, laptop e afins é proibido – estes itens precisam ser lacrados em envelope entregue na sala de prova e condicionados debaixo da carteira, podendo ser recolhido apenas após entregar o cartão-resposta. Caso algum desses equipamentos seja guardado ligado, ainda que dentro do envelope, e emitir qualquer tipo de som, o candidato é eliminado imediatamente.

Mais rigoroso, Enem 2019 tem itens que podem desclassificar imediatamente candidatos
Se celular tocar ou fizer qualquer som durante a prova, mesmo que dentro do envelope lacrado, candidato será automaticamente eliminado | Foto Ilustrativa | Reprodução

Local de prova e aplicação

Serão eliminados os candidatos que perturbarem, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, que utilizarem, ou tentarem utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do exame; utilizarem livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame ou saírem da sala com o cartão de respostas ou outro material de aplicação (com exceção para o caderno de questões depois de duas horas do início da prova e se a saída for definitiva). Também será eliminado quem entregar o cartão de respostas ao aplicador e ir embora definitivamente antes de duas horas de aplicação. Em tempo: clique AQUI para conferir seu lugar de prova.

Permanência

Os candidatos que não aguardarem em sala de provas, das 13h às 13h30 (horário de Brasília) para procedimentos de segurança, exceto para a ida ao banheiro acompanhado por um fiscal; ou que se recusarem a ser submetido à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente, também serão desligados. A exclusão da prova vai atingir quem se ausentar da sala de provas, a partir do meio dia (em MS), sem o acompanhamento de um fiscal;

Hora da prova

Mais rigoroso, Enem 2019 tem itens que podem desclassificar imediatamente candidatos
Candidatos precisam ficar atentos a todas as orientações dos fiscais de prova | Foto ilustrativa | Reprodução

O começa às 13h do horário de Brasília, ou seja, em MS, a prova começa ao meio dia, com abertura dos portões às 11h. Quem chegar ao local de prova após esse horário está eliminado. A aplicação da prova só ocorre após os procedimentos de segurança, ou seja, às 12h30 em MS. Quem iniciar o teste antes disso, ou antes da autorização do aplicador, também será desclassificado

Acessórios e adornos

Óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas desclassifica candidatos. Também está eliminado quem portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos no art. 6º do Estatuto do Desarmamento. Alguns itens religiosos são permitidos, como burca e quipá. Porém, quem não permitir que eles sejam revistados, também é excluído da sala.

Sem ajuda e sem conversa

É vetado aos candidatos receber, de qualquer pessoa, informações referentes ao conteúdo das provas, assim como fazer anotações em outros objetos ou qualquer documento que não seja o cartão de respostas, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho. Também é proibido comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com qualquer pessoa que não seja o aplicador ou o fiscal, a partir do meio dia (em MS), assim como fazer anotações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e/ou demais documentos do exame, antes do início das provas

Cartão resposta

É proibido descumprir as orientações da equipe de aplicação, assim como não entregar aos fiscais, ao terminar as provas, o cartão-resposta, a folha de redação e a folha de rascunho. Também será eliminado da prova quem não entregar ao aplicador o caderno de questões, exceto se deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término das provas. Para evitar desclassificação, o candidato também não pode se recusar a entregar ao aplicador o cartão-resposta e a folha de redação após 5h30 de provas, do primeiro dia, e 5h de provas, do segundo – exceto nas salas com tempo adicional ou com videoprova em Libras.

Confira ESTA reportagem com outras dicas para evitar “surpresas” na hora da prova.