Imasul estima retirada de 7 mil peixes do Parque das Nações e explica mau cheiro
Com o lago do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande ‘seco’ após o trabalho de desassoreamento, muitos frequentadores do local reclamam de mau cheio e também questionam o destino dos peixes. Alguns mortos são vistos e preocupam quem passeia pelo local. Mas de acordo com Vander Fabrício de Jesus, gerente de recursos pesqueiros do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o lago do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande ‘seco’ após o trabalho de desassoreamento, muitos frequentadores do local reclamam de mau cheio e também questionam o destino dos peixes. Alguns mortos são vistos e preocupam quem passeia pelo local. Mas de acordo com Vander Fabrício de Jesus, gerente de recursos pesqueiros do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), mais de 7 mil foram realocados.
“Ali a situação é difícil, pois se trata de um local com superfície totalmente fofa. Nós utilizamos, de forma manual, baldes para colocar os peixes em tambores e daí levar os peixes para o outro lago, menor”, explica Vander. O mau cheiro que ficou é resultado da exposição dos sedimentos do lago.
O local temporário dos peixes fica próximo ao monumento em homenagem aos índios guarani-kayowá. “Nós acreditamos que aquele local possui uma nascente, pois não foi em nada afetado pelo assoreamento. Possui oxigênio suficiente e águas cristalinas para abrigar os peixes”, pontuou o gerente.
Mesmo com os esforços, alguns mexilhões, que se escondem nas argilas e barrancos de terra, além de material orgânico e vegetação aquática não puderam ser removidos.
“É muito material orgânico, pois aquele lago nunca foi esvaziado. Está dentro do previsto o mau cheiro, mas é temporário”, diz Vander.
Ainda segundo o gerente, são raras as espécies de grande porte, predominando a retirada de peixes entre 2 e 3 centímetros em média. O Imasul está monitorando as poças que ainda vão secar para resgatar os animais que possam estar por lá. Se necessário, uma bomba para melhorar o oxigênio, no lago menor, será instalada.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.