O baixo estoque do Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) pede doações de sangue das tipagens O +, O –  e  B+.  De acordo com informações do Centro, os três tipos de sangue estão com a baixa de 10% desses estoques.

A baixa já era esperada mas a necessidade é imediata, conforme a Coordenadora e Gerente de Relações Públicas, Mayra Franceschi do Hemosul. Segundo ela, a necessidade das tipagens O + e O – é maior “Estivemos com o estoque quase zerado, divulgamos com a imprensa e a situação melhorou. Porém reforçamos o pedido novamente”, explica a coordenadora.

O tempo seco e frio de agosto derrubaram os estoques do Hemosul nestas mesmas tipagens sanguíneas. De acordo com o Hemocentro, isso costuma afastar quem precisa doar. A divulgação foi feita aos veículos de comunicação. O estoque foi recuperado, porém segundo o Hemosul esta semana os estoques estão baixos “Estamos em estado de emergência, precisamos novamente de doações”, conclui Mayra.

Quer ser um voluntário?

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos para doar sangue. Quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado, pode doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado, precisa trazer a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Alimentação: É necessário estar bem alimentado para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

O Hemosul de Campo Grande fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro e funciona de segunda a sexta das 7h às 17h e no sábado das 7h às 12h.