A falta de Centros de Atenção Psicossocial em está sendo apurada pelo MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que abriu um inquérito civil para apurar o porquê da insuficiência e também, a falta de atendimento individual de psicoterapia nas redes municipais de saúde.

O órgão estadual deve receber a para ouvir os esclarecimentos e entender qual o motivo para a falta dos centros e se vão ou não com o inquérito. Na capital, existem nove centros de atenção e apoios, mas apenas um é destinado para o atendimento de crianças e adolescentes. A unidade fica na Avenida Manoel da Costa Lima e funciona 24 horas por dia.

Procurada pela reportagem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explicou em nota que “futuras implementações de Infanto-Juvenil estão dentro do planejamento do Plano Municipal de Saúde, entre 2018 e 2021”.

A secretaria afirma, ainda, que no cronograma de execução, uma nova unidade está sendo planejada e viabilizada. A pasta acrescenta que em 2017, foi inaugurado o primeiro Infanto-Juvenil do Centro-Oeste, que oferece oito leitos de internação, sendo quatro masculinos e quatro femininos.