Imagine aguardar anos e anos pela tão sonhada casa própria e descobrir que, na verdade, você tem uma. A dona de casa Idalina Benites Rafael, de 65 anos, teria sido contemplada há 10 anos pela Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), mas garante que não foi avisada.

Caso a pessoa não fique atenta aos sorteios, é possível que a casa seja repassada para as pessoas que estão aguardando na fila. Ao menos, este é o procedimento adotado na Emha (Agência Municipal de Habitação).

A dona de casa ficou sabendo que tinha uma residência em seu nome, no Indubrasil, há dois meses. Segundo informou a filha, Vanusa Rafael Domingues, de 39 anos, a descoberta veio após uma reunião da Agehab. “Eles vieram procurando pela minha mãe e acharam que ela estava morando lá na casa, inclusive. Foi aí que descobrimos que ela tinha sido contemplada, mas não foi avisada”, reclama.

Após procurar a Agehab, Vanusa informou foi pedida uma assinatura de Idalina para que ela desistisse da casa e entrasse novamente na fila de espera. “Eu acho isso um absurdo. Minha mãe morou todo esse tempo em uma casa de chão batido e não chegou nenhuma carta na época, nem ligaram para avisar. Descobrimos que a casa já teve 3 moradores diferentes e foi vendida várias vezes. Não vamos desistir dela”, afirma.

A assessoria de imprensa da Agehab informou que a situação de Idalina já foi encaminhada ao setor responsável para averiguação.

Sorteio de casas

A Emha (Agência Municipal de Habitação) informou que no município, quando uma pessoa é contemplada, a agência entra em contato por telefone para avisar. O sorteado tem o prazo de 30 dias para apresentar a documentação necessária.

“Se o contemplado não se apresentar dentro desse prazo, será substituído por outro da lista dos candidatos reserva. Por força da Lei n. 299 de 29 de maio de 2017, todos os empreendimentos de interesse social devem ser sorteados em local público”.

Ainda de acordo com a Emha, os contemplados devem atender aos critérios nacionais e municipais instituídos pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Conheça os critérios clicando aqui.