Moradores do bairro Lageado, próximo ao Aterro Municipal de Campo Grande, bloquearam na tarde desta terça-feira (9) o cruzamento das ruas José Carlos Silva de Almeida com Cenira Soares Magalhães. O trecho, que não é pavimentado, é utilizado como via de acesso à BR-262.

No local, entulhos como restos de podas de árvores foram utilizados para o bloqueio. De acordo com os moradores, foram estes entulhos, abandonados por um caminhão, que motivaram o protesto. “É uma situação frequente, as pessoas acham que aqui é lixão. Nós só vamos desobstruir quando alguém da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) vier aqui e der alguma providência”, declarou o presidente da associação de moradores do bairro, Roni Leão.

Segundo ele, são comuns casos em que veículos abandonam entulhos na região. “Nós estamos esquecidos. O pessoal vem de fora, joga lixo aqui. Nós é que corremos o risco de pegar dengue. E não temos como limpar. Já pedimos socorro á Prefeitura de toda forma, mas não somos ajudados”, completa Leão.

Moradores bloqueiam acesso ao Lageado em protesto por lixo no bairro
Moradores flagraram caminhão abandonando entulho ilegalmente (Foto: Leitor)

O aposentado Otávio Firmino da Silva, de 74 anos, afirma ter presenciado e fotografado o caminhão que abandonou o entulho em via pública. “Ele simplesmente parou e despejou o lixo no meio da rua. Ficamos com raiva, pegamos esse entulho, mesmo, e fechamos a rua. Queremos a atenção das autoridades”, comenta. Segundo ele, a placa do veículo estava encoberta.

A reportagem entrou em contato com o titular da Sisep, Rudi Fioresi, que já está ciente da situação e que enviou um representante da pasta até o local. Segundo Fiorese, as limpezas no local são constantes, já que sempre se acumula muito entulho por lá. Ele também destacou que a região será incluída na programação de limpeza de vias públicas da Sisep, cuja previsão de execução não foi detalhada.