Em nova etapa do Mais Médicos, 22 municípios de MS estão na lista de prioridades

Com 2 mil vagas, as inscrições para a nova etapa do programa Mais Médicos começa dia 27 de maio. Em Mato Grosso do Sul, 22 municípios estão na lista de prioridades com altos índices de vulnerabilidade social, totalizando 35 vagas. E quatro cidades consideradas regiões de extrema pobreza. De acordo com o Ministério da Saúde, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Reprodução/Agência Brasil)
(Reprodução/Agência Brasil)

Com 2 mil vagas, as inscrições para a nova etapa do programa Mais Médicos começa dia 27 de maio. Em Mato Grosso do Sul, 22 municípios estão na lista de prioridades com altos índices de vulnerabilidade social, totalizando 35 vagas. E quatro cidades consideradas regiões de extrema pobreza.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo edital prioriza também a participação de profissionais formados e habilitados com CRM (Conselho regional de Medicina) Brasil.

Ao todo, seis milhões de pessoas que vivem em áreas mais vulneráveis terão a assistência na atenção primária reforçada, nesta nova etapa do programa, segundo as informações.

 O novo edital, foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (13), e abre oportunidade para aproximadamente 790 municípios com altos índices de vulnerabilidade renovarem participação.

Em Mato Grosso do Sul, são oferecidas cinco vagas para o município de Naviraí, três para as cidades de Aquidauana e Corumbá. Em Caarapó, Ponta Porã, Selvíria e Rio Brilhante são ofertadas duas vagas em cada.

Já Miranda, Bela Vista, Brasilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Aparecida do Taboado, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas e Sidrolândia ficam apenas com uma vaga cada.

Vale dizer que Corumbá, Bela Vista, Ponta Porã e Porto Murtinho são em locais de extrema pobreza, segundo o Ministério da Saúde.

No país, são oferecidas cerca de 2 mil vagas para os profissionais do Mais Médicos atenderem as populações de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso – a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Os médicos devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios a partir de junho. Clique aqui para conferir relação de vagas preliminares por municípios

Ainda conforme as informações, esta etapa corresponde ao 18º Ciclo do programa, que, nesta primeira fase, vai priorizar a participação de médicos formados e habilitados, com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil.

E, para garantir imparcialidade na escolha dos médicos com CRM Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. A medida visa também garantir profissionais qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária.

Se houver vagas remanescentes nessa 1ª etapa, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da Medicina no exterior.

Outra novidade é que toda a documentação desses médicos deverá ser enviada ao Ministério da Saúde, pela internet, já no ato de inscrição. Essa mudança garante que apenas profissionais já habilitados participem do chamamento público, o que contribuirá para otimizar tempo e recurso.

Inscrições

 Os profissionais com CRM Brasil interessados em aderir ao programa Mais Médicos terão entre os dias 27 e 29 de maio para fazer a inscrição, que será realizada, exclusivamente pela internet, através do SGP (Sistema de Gerenciamento de Programas), no site do programa.

No mesmo endereço eletrônico, os gestores municipais irão acessar o SGP, a fim de renovarem ou aderirem às vagas. Depois dessa etapa, deverão fazer a confirmação. Nesse momento terão conhecimento do número de vagas destinadas aos municípios que vão receber os profissionais do Mais Médicos.

Conteúdos relacionados