Em nota, OAB-MS repudia e pede apuração sobre violência da Guarda contra mulheres
A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) emitiu nota de repúdio pedindo apuração sobre a ação dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, que no sábado (15) usaram spray de pimenta em trabalhadoras que protestavam contra atraso nos ônibus no Terminal Morenão. Para a entidade, houve ‘utilização desproporcional de uso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) emitiu nota de repúdio pedindo apuração sobre a ação dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, que no sábado (15) usaram spray de pimenta em trabalhadoras que protestavam contra atraso nos ônibus no Terminal Morenão.
Para a entidade, houve ‘utilização desproporcional de uso de gás lacrimogênio em movimento de mulheres trabalhadoras domésticas’.
Por meio da Diretoria, Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, a entidade registrou pesar pelo ocorrido justamente em data histórica de Proclamação da República, mostrando que o País ainda tem muitas mazelas a serem combatidas, ‘em especial por atos de violência contra as mulheres que ainda hoje vivenciam situação de desigualdade em todas as esferas da sociedade’.
A OAB-MS destacou ainda que o ato trata-se de violência contra a mulher e violação aos Direitos Humanos. Confira a íntegra da nota divulgada:
Nota de Repúdio à violência da Guarda Municipal de Campo Grande contra passageiros de ônibus
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio de sua Diretoria, Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (COMCEVID) e Comissão de Direitos Humanos (CDH), vem a público registrar o seu PESAR acerca das ações adotadas pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande nesta sexta-feira (15) no Terminal Morenão, na utilização desproporcional de uso de gás lacrimogênio em movimento de mulheres trabalhadoras domésticas.
A data de 15 de Novembro, Proclamação da República, apesar de histórica para nosso país ainda tem muitas mazelas a serem combatidas fortemente pelas Instituições Democráticas de Direito, em especial por atos de violência contra as mulheres que ainda hoje vivenciam situação de desigualdade em todas as esferas da sociedade.
Apesar das décadas de lutas por direitos básicos e igualdade de oportunidades, o ato trata-se de violência contra a mulher e violação aos Direitos Humanos que corrobora a constatação de um país que está em 5º lugar em violência contra a mulher e de uma sociedade machista e patriarcal, que influencia de maneira transversal no dia a dia das mulheres do século XXI.
A OAB/MS, através de sua Diretoria e Comissões, reitera sua profunda indignação com o ocorrido e pede apuração dos fatos.
Notícias mais lidas agora
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
- Aos 112 anos, idoso de Campo Grande rebate Guinness Book e afirma ser o homem mais velho do mundo
- Mãe e filho morreram em acidente na BR-163 entre caminhonete e caminhão
Últimas Notícias
Incêndio em fazenda vira alvo de inquérito do MPMS por danos ambientais em Rio Brilhante
Empresa responsável pela propriedade rural tem 10 dias úteis para apresentar a defesa e juntar documentos
Briga em condomínio que acabou na delegacia foi motivada por denúncia de ‘bico’ em serviço
Moradora ouvida pela reportagem desmente versão do boletim de ocorrência e relata retaliações
Vereadores aprovam PL que prevê o abono de faltas para servidores que acompanharem parentes em atendimento médico
Medida é válida para servidores municipais de Campo Grande
Andressa Urach se pronuncia ao ser investigada por zoofilia: “Fui vítima”
Em entrevista, Andressa Urach revelou que foi submetida a uma relação íntima com um cachorro; agora, ela é investigada por zoofilia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.